Em um mercado onde versões de entrada de SUVs compactos frequentemente deixam a desejar em equipamentos, o Peugeot 2008 Active se destaca. Contrariando expectativas, este modelo, avaliado pelo site Fipe carros, apresenta um pacote completo que surpreende mesmo quem já dirigiu versões topo de linha do veículo.
Inicialmente, o preço promocional de lançamento de R$ 119.990 foi descontinuado, mas o valor atual de R$ 128.490 ainda posiciona o carro como competitivo no segmento. A versão Active surpreende com volante revestido em couro, algo raro em versões de entrada de SUVs compactos, e painel de instrumentos totalmente digital, semelhante ao da versão topo de linha, embora sem o efeito 3D. A qualidade do acabamento interno, com detalhes em preto piano e metal, eleva a sensação de sofisticação.
Os bancos, com tecido de boa qualidade e detalhes em couro, oferecem um bom suporte, complementado pelo volante de base reta. O modelo traz ainda comandos físicos para o volume do rádio e ar-condicionado, além de console central elevado com freio de estacionamento eletrônico e luzes do teto sensíveis ao toque.
A central multimídia, apesar de integrar os comandos do ar-condicionado, opera de forma rápida e intuitiva, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O Peugeot 2008 Active oferece uma lista de equipamentos de série que inclui: ar-condicionado digital de uma zona, vidros elétricos nas quatro portas, sensor e câmera de ré, retrovisores elétricos, direção elétrica com ajustes de altura e profundidade, sensor de chuva, faróis full-LED com acendimento automático, rodas de liga leve de 17 polegadas, piloto automático, quatro airbags e assistente de partida em rampa.
Complementam a lista: controle de tração e estabilidade, alarme, limitador de velocidade, chave canivete, lanternas traseiras de LED, freio de estacionamento eletrônico e garantia de três anos. As cores Azul Quasar, Cinza Artense e Branco Nacré adicionam R$ 2.000 ao preço final, sendo o Preto Perla Negra a única opção sem custo adicional.
O espaço interno, porém, não é o ponto forte do Peugeot 2008. Com capacidade para quatro passageiros, o SUV é mais espaçoso que o Fiat Pulse e Fastback, mas fica atrás de modelos como o Hyundai Creta e Honda HR-V. O porta-malas de 419 litros atende às necessidades de uma viagem para quatro pessoas, desde que a bagagem seja de tamanho moderado.
O conjunto mecânico do Peugeot 2008, com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, demonstra um casamento perfeito com a plataforma modular CMP, o que proporciona uma dirigibilidade agradável e ágil. A transmissão CVT simula marchas quando necessário, opera em baixa rotação para economia de combustível e responde prontamente a acelerações.
A combinação garante um desempenho interessante, sem abrir mão da economia, com médias de consumo de 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, segundo dados oficiais. Em testes reais, o SUV alcançou médias de 10,8 km/l na estrada com etanol e 14,5 km/l na estrada com gasolina.
O Peugeot 2008 apresenta uma tocada esportiva, com comportamento de hatch, contornando curvas com firmeza. A direção leve em baixa velocidade e mais pesada em alta complementa a experiência de condução. A posição de dirigir, mais baixa que a de um SUV tradicional, pode gerar estranhamento inicial, mas é um ponto positivo para quem aprecia uma pegada mais esportiva.
O veredicto final da avaliação é que a versão de entrada do Peugeot 2008 Active entrega um conjunto completo, com visual, acabamento e equipamentos que se destacam. Mesmo com o aumento de preço após o lançamento, o modelo ainda oferece um bom custo-benefício, especialmente quando comparado a concorrentes que custam acima de R$ 150 mil para oferecer um pacote similar. Segundo a avaliação do Fipe carros, este modelo tem o potencial de mudar a percepção sobre a marca Peugeot no mercado brasileiro.