Um novo estudo da Deloitte aponta que a maioria dos consumidores nos Estados Unidos ainda prefere veículos com motor a combustão interna (ICE) para sua próxima compra, apesar do aumento nas vendas de carros elétricos (EVs) e híbridos plug-in (PHEVs) no último ano. A pesquisa, que avaliou as preferências de potenciais compradores em diversos mercados, revela que o interesse por carros elétricos e híbridos varia consideravelmente entre os países.
Em 2024, as vendas globais de EVs e PHEVs ultrapassaram 17 milhões de unidades, representando um aumento de 25,6% em relação ao ano anterior. Contudo, a pesquisa da Deloitte sugere que essa tendência não reflete a preferência geral dos consumidores em grandes mercados. Segundo o estudo, a maioria dos compradores ainda demonstra pouco interesse em adquirir um veículo elétrico ou híbrido plug-in como seu próximo carro.
Resultados da pesquisa
Nos Estados Unidos, apenas 5% dos entrevistados afirmaram ter interesse em um EV como seu próximo veículo, enquanto 6% preferem um PHEV. Em contrapartida, 62% manifestaram preferência por um modelo ICE e 20% considerariam um híbrido convencional. Resultados semelhantes foram observados em outros mercados. No Sudeste Asiático, 53% dos entrevistados preferem um carro a combustão, 17% consideram um híbrido, 13% um PHEV e 11% um EV.
Na Alemanha, 53% dos participantes também expressaram preferência por um ICE, enquanto apenas 9% optariam por um PHEV e 14% por um EV. A China apresentou um cenário diferente, com 38% dos entrevistados preferindo um carro a combustão, seguido por 16% interessados em híbridos, 17% em PHEVs e 27% em EVs.
Amostra da pesquisa
É importante notar que o tamanho da amostra da pesquisa foi relativamente pequeno. Nos Estados Unidos, apenas 937 pessoas responderam ao questionário sobre suas preferências de motorização, e na China, esse número foi de 939 pessoas. Essa limitação pode afetar a generalização dos resultados, dificultando uma conclusão definitiva sobre a demanda real por EVs e PHEVs.
Mudança de Preferência de Marca
A pesquisa também revelou uma possível tendência de diminuição da fidelidade à marca. Nos Estados Unidos, 54% dos proprietários de veículos planejam mudar de marca para sua próxima compra. Na China, essa taxa é ainda maior, atingindo 76%. A Deloitte observou um aumento global na migração de marcas, sugerindo uma mudança nas prioridades dos consumidores.
O estudo também abordou a questão dos veículos autônomos, revelando que ainda existe um ceticismo generalizado entre os consumidores. Nos Estados Unidos, 52% dos entrevistados manifestaram preocupação com a operação de serviços de robotáxi em suas vizinhanças, enquanto 64% demonstraram desconforto com a circulação de veículos comerciais autônomos nas estradas. Apesar do desenvolvimento da tecnologia de condução autônoma, muitos consumidores ainda não se sentem confortáveis em abrir mão do controle do veículo.