Notícias
Tendência

Pesquisa revela preferência por carros a combustão nos EUA, apesar do crescimento de elétricos

Apesar do aumento nas vendas de carros elétricos e híbridos plug-in em 2024, um novo estudo da Deloitte aponta que a maioria nos Estados Unidos ainda prefere veículos com motor a combustão

Um novo estudo da Deloitte aponta que a maioria dos consumidores nos Estados Unidos ainda prefere veículos com motor a combustão interna (ICE) para sua próxima compra, apesar do aumento nas vendas de carros elétricos (EVs) e híbridos plug-in (PHEVs) no último ano. A pesquisa, que avaliou as preferências de potenciais compradores em diversos mercados, revela que o interesse por carros elétricos e híbridos varia consideravelmente entre os países.

Em 2024, as vendas globais de EVs e PHEVs ultrapassaram 17 milhões de unidades, representando um aumento de 25,6% em relação ao ano anterior. Contudo, a pesquisa da Deloitte sugere que essa tendência não reflete a preferência geral dos consumidores em grandes mercados. Segundo o estudo, a maioria dos compradores ainda demonstra pouco interesse em adquirir um veículo elétrico ou híbrido plug-in como seu próximo carro.

Resultados da pesquisa

Nos Estados Unidos, apenas 5% dos entrevistados afirmaram ter interesse em um EV como seu próximo veículo, enquanto 6% preferem um PHEV. Em contrapartida, 62% manifestaram preferência por um modelo ICE e 20% considerariam um híbrido convencional. Resultados semelhantes foram observados em outros mercados. No Sudeste Asiático, 53% dos entrevistados preferem um carro a combustão, 17% consideram um híbrido, 13% um PHEV e 11% um EV.

Na Alemanha, 53% dos participantes também expressaram preferência por um ICE, enquanto apenas 9% optariam por um PHEV e 14% por um EV. A China apresentou um cenário diferente, com 38% dos entrevistados preferindo um carro a combustão, seguido por 16% interessados em híbridos, 17% em PHEVs e 27% em EVs.

Amostra da pesquisa

É importante notar que o tamanho da amostra da pesquisa foi relativamente pequeno. Nos Estados Unidos, apenas 937 pessoas responderam ao questionário sobre suas preferências de motorização, e na China, esse número foi de 939 pessoas. Essa limitação pode afetar a generalização dos resultados, dificultando uma conclusão definitiva sobre a demanda real por EVs e PHEVs.

Mudança de Preferência de Marca

A pesquisa também revelou uma possível tendência de diminuição da fidelidade à marca. Nos Estados Unidos, 54% dos proprietários de veículos planejam mudar de marca para sua próxima compra. Na China, essa taxa é ainda maior, atingindo 76%. A Deloitte observou um aumento global na migração de marcas, sugerindo uma mudança nas prioridades dos consumidores.

O estudo também abordou a questão dos veículos autônomos, revelando que ainda existe um ceticismo generalizado entre os consumidores. Nos Estados Unidos, 52% dos entrevistados manifestaram preocupação com a operação de serviços de robotáxi em suas vizinhanças, enquanto 64% demonstraram desconforto com a circulação de veículos comerciais autônomos nas estradas. Apesar do desenvolvimento da tecnologia de condução autônoma, muitos consumidores ainda não se sentem confortáveis em abrir mão do controle do veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.