A Nio, montadora de veículos elétricos, enfrenta desafios com sua sub-marca Onvo devido ao impacto negativo da opinião pública, conforme revelou o CEO William Li. A declaração foi feita durante a teleconferência de resultados da Nio em 21 de março, após a divulgação dos resultados financeiros do quarto trimestre e do ano de 2024.
Segundo Li, o sentimento desfavorável do público resultou em uma redução de 30 a 40% no volume potencial de vendas da Onvo. Apesar desse revés, a Nio mantém uma meta ambiciosa de alcançar a lucratividade no quarto trimestre de 2025, impulsionada por medidas de corte de custos e reestruturação operacional.

“A recente competição de mercado e a opinião pública negativa afetaram adversamente o desempenho de vendas da Onvo”, explicou Li. Ele atribuiu a queda nas vendas a diversos fatores, incluindo menor reconhecimento da marca em comparação com concorrentes, pressão sobre novos pedidos após o cumprimento dos existentes, experiência de vendas insuficiente entre os funcionários e restrições iniciais no fornecimento de baterias.
Para mitigar esses problemas, a Nio está implementando melhorias na marca, na estratégia de canais e no treinamento de funcionários. A empresa busca aumentar a eficiência entre a Nio e a Onvo, compartilhando recursos em serviços de pós-venda, infraestrutura de troca de baterias e suporte de gestão, embora as redes de vendas permaneçam separadas. Li destacou que, apesar dos desafios, as vendas da Onvo superaram as da Nio em 12 regiões, indicando que a estratégia de marca dupla ainda possui potencial.
Em 2024, a Nio registrou uma receita total recorde de 65,732 bilhões de yuans (9,1 bilhões de dólares), um aumento de 18,2% em relação ao ano anterior. No entanto, o prejuízo líquido da empresa cresceu para 22,402 bilhões de yuans no ano, um aumento de 8,1% em relação a 2023.
No esforço para alcançar a lucratividade, a Nio implementou o que chama de “metas agressivas de redução de custos” em pesquisa e desenvolvimento, otimização da cadeia de suprimentos e operações de vendas. A empresa também introduziu um mecanismo operacional de “Unidade de Negócios Central” (CBU), dividindo seus negócios em 12 unidades principais para aumentar a eficiência e melhorar o retorno sobre o investimento.

A melhoria da margem é fundamental para o plano de lucratividade da Nio, com metas de 20% para a marca Nio e 15% para a Onvo até o final de 2025. A empresa alcançou uma redução de 10% nos custos de materiais do veículo em 2024 e espera que seu chip Shenji 9031, desenvolvido internamente, reduza os custos por veículo em 10.000 yuans (1.400 dólares).
Para o primeiro trimestre de 2025, a Nio prevê entregar entre 41.000 e 43.000 veículos, representando um aumento ano a ano de aproximadamente 36,4% a 43,1%. A linha de produtos expandida para 2025 inclui o sedã carro-chefe ET9, versões atualizadas de modelos existentes, o segundo modelo da Onvo (L90) e o primeiro veículo de sua marca Firefly, com foco global. A BYD também está expandindo sua capacidade logística para suportar o crescimento do mercado de veículos elétricos.
Com essas iniciativas e uma forte reserva de caixa de aproximadamente 42 bilhões de yuans, a Nio permanece confiante em seu caminho para a lucratividade, apesar dos desafios enfrentados por sua sub-marca Onvo. Outras empresas, como a Xiaomi, também estão planejando expandir sua linha de veículos, mostrando o dinamismo do mercado.