A política interna de vendas da Onvo, marca secundária da Nio, tem gerado debates acalorados na China. Recentemente, registros de conversas vazados revelaram que uma loja em Wenzhou estaria exigindo que seus funcionários comprassem o SUV L60, sob risco de demissão em caso de não cumprimento da norma.
Segundo os prints vazados, a Onvo oferecia aos empregados condições especiais para a aquisição do veículo, como entrada zero, um desconto de 20.000 yuan (aproximadamente 2.730 dólares) e um adicional de 6.000 yuan (cerca de 820 dólares) caso o carro fosse usado para test drives. Além disso, a empresa prometia recomprar os veículos por 75% do valor original após seis meses, embora sem um contrato formal.
O vice-presidente da Onvo, Qing Hua, veio a público para esclarecer a situação. Ele admitiu que a questão surgiu devido à comunicação inadequada do gerente da loja de Wenzhou, que foi repreendido pela abordagem incisiva. Qing Hua enfatizou que, embora a empresa incentive seus funcionários a dirigir veículos Onvo para maior familiaridade e credibilidade com os clientes, a adesão a esse programa é voluntária.
A Onvo oferece incentivos para a compra de veículos por seus colaboradores, incluindo descontos significativos que ultrapassam os 20.000 yuan. No entanto, Qing Hua reconheceu que a forma como o gerente da loja de Wenzhou transmitiu essa mensagem foi excessivamente impositiva, causando mal-entendidos e insatisfação entre os funcionários.
A controvérsia gerou discussões mais amplas sobre as estratégias de vendas e os benefícios oferecidos aos empregados pela empresa. Internautas chineses criticaram a política, argumentando que os termos de recompra prometidos podem levar a perdas financeiras consideráveis para os funcionários.
Por exemplo, um Onvo L60 custando 220.000 yuan (cerca de 30.000 dólares) poderia resultar em um prejuízo de 50.000 yuan (aproximadamente 6.820 dólares) para o empregado após seis meses, mesmo com o acordo de recompra.
A Onvo, marca da Nio, tem como alvo o mercado de veículos familiares, com o L60 tendo preços entre 150.000 e 300.000 yuan (20.500 a 41.000 dólares). O L60, primeiro modelo da marca, teve um crescimento expressivo, com mais de 10.000 unidades entregues apenas em dezembro, após seu lançamento em 19 de setembro.
Apesar do sucesso da Onvo, o desempenho financeiro geral da Nio continua sob pressão, com um prejuízo de 4,4 bilhões de yuan (pouco mais de 600 milhões de dólares) no terceiro trimestre de 2024 e uma margem de lucro de apenas 10,7%.
A Onvo prometeu fortalecer sua gestão interna para evitar incidentes semelhantes e melhorar a comunicação com seus funcionários. O Onvo L60, um SUV elétrico, teve um aumento de vendas rápido. Após seu lançamento em setembro, ultrapassou as 10.000 unidades entregues em dezembro. Este modelo é vital para a marca, pois a Onvo busca consolidar sua posição no mercado chinês, um dos mais competitivos e importantes do mundo.
Apesar do bom desempenho em vendas da Onvo, sua empresa controladora, a Nio, enfrenta dificuldades financeiras. A Nio registrou um prejuízo de 4,4 bilhões de yuan (equivalente a 600 milhões de dólares) no terceiro trimestre de 2024, além de uma margem de lucro de apenas 10,7%.
A controvérsia sobre a política de vendas da Onvo destaca os desafios que montadoras enfrentam para equilibrar estratégias agressivas de mercado com a satisfação de seus funcionários. As marcas precisam ser transparentes com seus colaboradores para evitar o surgimento de crises de imagem.