A Nio já começou a distribuir o novo Onvo L90 para as concessionárias na China. A abertura oficial das encomendas está marcada para o dia 10 de julho, e o modelo promete chamar atenção com seu design imponente e tecnologias avançadas, como o sistema de troca de baterias.
Com dimensões generosas (5,14 m de comprimento e 3,11 m de entre-eixos), o SUV elétrico da marca chinesa oferece espaço para até seis ocupantes em assentos individuais com ajuste elétrico. Entre os destaques do interior estão rodas de 21 polegadas, um monitor de teto para os passageiros traseiros e até mesmo um refrigerador.
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O L90 contará com duas configurações de motorização. A versão de entrada traz tração traseira (RWD) e motor de 340 kW (456 cv), enquanto a topo de linha terá tração integral (4WD) com dois motores e 440 kW (590 cv). Ambas usam uma bateria de 85 kWh, com autonomia entre 570 e 605 km no ciclo chinês (CLTC).
William Li, CEO da Nio, anunciou que o preço inicial do L90 ficará abaixo dos 300 mil yuan (cerca de US$ 41.870), o que coloca o SUV em confronto direto com modelos como Aito M7, Wey 07, Deepal S09 e Li L8. A versão 4WD, por sua vez, pode chegar aos 350 mil yuan (aproximadamente US$ 48.850).
O Onvo L90 é o segundo carro da submarca Onvo, criada pela Nio em maio de 2024 com o objetivo de ampliar sua presença entre os consumidores de volume. O primeiro modelo, o fastback L60, já vendeu mais de 46 mil unidades em menos de um ano.
A marca também já confirmou o lançamento de um terceiro modelo, o Onvo L80, com cinco lugares e preço mais acessível, mas ainda sem data definida para estreia. Modelos como o Xpeng G7 também estão buscando espaço nesse mercado.
Para atender à demanda crescente, a Nio planeja iniciar em setembro a produção do L90 em sua terceira fábrica, localizada em Hefei, na província de Anhui. Atualmente, a empresa já opera duas unidades na mesma cidade, onde monta veículos para a Nio, Onvo e a futura linha Firefly. A expansão da produção reflete o crescimento do mercado, como visto com o Geely Galaxy E5 que ultrapassou 150 mil unidades vendidas.
O anúncio sobre a nova fábrica foi feito por William Li durante uma visita à planta número dois da empresa, acompanhada pelo escritor Wu Xiaobo e cerca de 100 empresários chineses. A expectativa é que a nova unidade acelere a produção e reduza prazos de entrega do L90 nos próximos meses. Outras marcas chinesas, como a BYD com o Seal 06 DM-i, também investem em alta autonomia.