Notícias
Tendência

Nvidia adverte sobre a pressa no desenvolvimento de carros autônomos

Segundo a Nvidia, carros totalmente autônomos ainda estão distantes da realidade, contrariando algumas expectativas do mercado, incluindo as promessas de Elon Musk

A Nvidia, um dos principais players no desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos, fez um alerta sobre a pressa na implementação dessa tecnologia. Segundo a empresa, carros totalmente autônomos ainda estão distantes da realidade, contrariando algumas expectativas do mercado, incluindo as promessas de Elon Musk.

Ali Kani, chefe da divisão automotiva da Nvidia, afirmou que veículos completamente autônomos “não aparecerão nesta década”, classificando-os como “uma maravilha para a próxima década”. Kani enfatiza que a tecnologia ainda está em desenvolvimento, e que a pressa pode trazer riscos à segurança e à reputação do setor automotivo.

Nvidia adverte sobre a pressa no desenvolvimento de carros autônomos
Foto:: Carscoops/Reprodução

Segundo Kani, a tecnologia atual, que opera sob regras pré-programadas e resulta em comportamentos irregulares e frenagens inesperadas, será substituída por sistemas que aprendem padrões de condução, tornando a experiência mais suave e similar à direção humana.

A Nvidia está trabalhando em modelos de linguagem avançados, como o ChatGPT com vídeo, algo que não era cogitado no setor automotivo há apenas três anos. Esses modelos necessitam de grande poder computacional, maior largura de banda de memória e sensores adicionais, como lidar e radar. Além disso, exigem algoritmos redundantes para garantir a segurança, o que eleva ainda mais a necessidade de recursos computacionais.

Kani explica que os sistemas atuais seguem regras predefinidas, resultando em comportamentos “desconexos e frenagens fantasmas”, enquanto a próxima geração aprenderá o comportamento da direção, oferecendo uma experiência mais “calma e suave”, como a de um motorista humano.

Apesar de estar na vanguarda da corrida por veículos autônomos, a Nvidia adota uma postura cautelosa. Kani enfatiza que um único erro de uma empresa pode prejudicar toda a indústria, atrasando o desenvolvimento por anos.

“A indústria precisa avançar lentamente com isso,” afirmou, “Se uma empresa cometer um erro, toda a indústria será atrasada alguns anos.” A empresa enfatiza a necessidade de agir com responsabilidade e sem atalhos, garantindo a segurança da tecnologia.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.