Novo Volkswagen Tera bate recorde com 12 mil pedidos em menos de uma hora

Na noite da última quinta-feira (5) em todas as 472 concessionárias da marca no país, o modelo alcançou a marca de 12 mil unidades encomendadas nos primeiros 50 minutos de vendas
Novo Volkswagen Tera bate recorde com 12 mil pedidos em menos de uma hora
Crédito da imagem: Volkswagen

O Volkswagen Tera chega com a missão de repetir o sucesso de ícones como Fusca e Gol, mirando um público jovem e urbano com visual moderno e boas opções de cores — entre elas, Azul Ártico e Preto Ninja, sem custo adicional.

Com preço inicial promocional de R$ 99.990, o Tera promete ser um dos SUVs mais acessíveis do Brasil. A versão de entrada, chamada MPI MT, vem com motor 1.0 aspirado de até 84 cv e câmbio manual de cinco marchas, pensada para frotistas e quem busca custo-benefício. Após o fim do lote promocional de 999 unidades, o preço sobe para R$ 103.990.

Novo Volkswagen Tera bate recorde com 12 mil pedidos em menos de uma hora
Crédito da imagem: Volkswagen

No total, são cinco versões: MPI MT, TSI MT, Comfort, High e High Outfit. Todas trazem seis airbags, frenagem autônoma de emergência (AEB), controle de estabilidade e tração, e detector de fadiga. A TSI MT adiciona motor 1.0 turbo de até 116 cv, com visual mais refinado. Já a Comfort estreia o câmbio automático e inclui piloto automático adaptativo, conectividade de série e a central VW Play Connect com tela de 10,1”.

No topo da linha, a versão High aposta no luxo com interior em “couro sustentável”, painel digital de 10,25”, luz ambiente, carregador por indução e rodas diamantadas de 17”. A High Outfit, por R$ 142.290, tem visual exclusivo inspirado no festival The Town, com teto preto e bancos em tons claros.

Um dos grandes diferenciais do Tera é o Otto, assistente virtual com inteligência artificial desenvolvido no Brasil. Ele responde a comandos de voz, interage com Waze, Google Maps e Apple Maps, e fornece informações do carro. Estará disponível de série nas versões Comfort e High, e como opcional na TSI MT.

Na prática, o Tera acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com o motor TSI manual, ou 11,7 segundos com o câmbio automático. Ele usa a plataforma MQB A0, a mesma do Polo e do Nivus, tem 4,15 m de comprimento, entre-eixos de 2,56 m e porta-malas de 350 litros.

Novo Volkswagen Tera bate recorde com 12 mil pedidos em menos de uma hora
Crédito da imagem: Volkswagen

Fabricado em Taubaté (SP), o modelo gerou 260 empregos diretos na fábrica e cerca de 2.600 na cadeia de fornecedores. A produção nacional também vai abastecer mercados como Argentina, México, Colômbia, Peru, Paraguai e África do Sul — e pode, no futuro, ser fabricado localmente na África para atender a Europa.

O lançamento foi marcado pelo evento “Open Doors” em todas as 472 concessionárias da marca no Brasil. Em apenas 50 minutos, mais de 12 mil unidades foram encomendadas, superando as expectativas da empresa e esgotando rapidamente o lote promocional.

Com esse lançamento, a Volkswagen reforça sua liderança entre os SUVs no Brasil. Entre janeiro e maio de 2025, a marca vendeu mais de 62 mil unidades, com destaque para o Novo T-Cross. Além disso, o Polo segue forte entre os hatches, com mais de 45 mil unidades no mesmo período. Falando em novidades, a BYD projeta crescimento internacional exponencial para 2025, demonstrando um mercado automotivo aquecido e em constante expansão.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.