A Skoda está prestes a lançar um novo SUV elétrico de sete lugares que pode se tornar uma opção interessante para quem busca espaço, conforto e um bom desempenho, até mesmo para reboques. O modelo, ainda em testes, promete ser a versão elétrica do Kodiaq, atendendo à demanda de quem precisa levar trailers, barcos ou caravanas.
A capacidade de reboque ainda é um desafio para os carros elétricos. Apesar de oferecerem torque instantâneo, condução suave e até frenagem regenerativa — o que ajuda em descidas com peso —, esses veículos normalmente têm desempenho inferior aos a combustão nesse quesito por conta do peso e da estrutura.

O novo SUV da Skoda será baseado no conceito Vision 7S e pode se chamar “Space”. Ele usará a plataforma MEB, a mesma do Enyaq e do VW ID.Buzz, que têm limites de reboque mais modestos. O Enyaq com dois motores, por exemplo, puxa até 1.200 kg. Já o ID.Buzz chega a 1.800 kg com a bateria menor — bem abaixo dos 2.500 kg que o Kodiaq vRS consegue com tração integral.
Entre os concorrentes, o Kia EV9 se destaca com os mesmos 2.500 kg de capacidade de reboque do Kodiaq. Isso mostra que ainda há espaço para evolução nesse segmento, especialmente para quem precisa transportar grandes cargas. Para a maioria dos motoristas, no entanto, a capacidade de 1.800 kg pode ser mais que suficiente.
Mesmo com essa capacidade, donos de veículos elétricos relatam que rebocar reduz bastante a autonomia. Há casos em fóruns onde puxar um trailer leve, de cerca de 820 kg, pode cortar 50% ou mais da autonomia. Para o novo SUV da Skoda, espera-se até 596 km com bateria de 89 kWh, mas esse número pode cair para menos de 240 km ao rebocar.
Além da queda na autonomia, outro ponto importante é a infraestrutura: enquanto postos de gasolina atendem bem veículos rebocando, pontos de recarga nem sempre têm espaço ou estrutura para isso. Assim, mesmo que o modelo da Skoda chegue com boas credenciais, ainda há desafios práticos para quem pretende usá-lo como veículo de carga ou aventura.
A questão que permanece é: você compraria um EV sabendo que precisará rebocar? Aproveitando, confira também sobre a Sensata Technologies que lança PyroFuse para aumentar a segurança em sistemas de alta voltagem.