A Nissan apresentou nesta quarta-feira (18) a nova geração do Kicks, que chega às lojas em 3 de julho. O SUV compacto agora usa motor 1.0 turbo de até 125 cv, com câmbio automatizado de dupla embreagem, e parte de R$ 159.990 na versão de entrada. A topo de linha Platinum custa R$ 199 mil.
Com porte bem maior, o Kicks 2026 quer disputar espaço até com SUVs médios. O modelo cresceu em todas as dimensões: tem 4,37 metros de comprimento, 2,66 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura. O porta-malas também ficou mais generoso, com 470 litros.
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O novo Kicks não herda praticamente nada da geração anterior, que segue à venda como Kicks Play, com motor 1.6 aspirado, câmbio CVT e preços entre R$ 117.990 e R$ 148.090. Já a nova geração é feita sobre uma plataforma mais moderna, a CMF-B HS, que oferece mais possibilidades de tecnologia, segurança e refinamento.
Por fora, o SUV aposta em um visual elegante, com linhas mais limpas, faróis e lanternas de LED e rodas de até 19 polegadas. Na traseira, as lanternas são unidas por uma faixa preta, reforçando o visual robusto e sofisticado.
Por dentro, a Nissan investiu pesado no acabamento. A partir da versão Advance, há materiais macios, couro nas portas e detalhes em aço escovado. A Platinum se destaca pelas duas telas de 12,3” de alta definição, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e painel totalmente digital.
O pacote de equipamentos é completo desde as versões mais acessíveis. Todas contam com chave presencial, partida por botão, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, carregador por indução, duas portas USB-C e seletor de modos de condução.
A lista de segurança também é destaque. Na versão topo, há piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem de emergência, detector de pedestres, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, câmeras 360° com detector de movimento, além de farol alto automático e alerta de tráfego cruzado.
O conjunto mecânico traz o motor 1.0 turbo de três cilindros, com injeção direta, até 125 cv e torque de 22,4 kgfm (com etanol). O câmbio é automatizado de dupla embreagem de seis marchas, sem alavanca, operado por botões no console. O desempenho é satisfatório: acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos.
Nos testes do Inmetro, o consumo ficou dentro da média: faz 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol, ou 11,7 km/l e 14,3 km/l com gasolina, respectivamente.
A dirigibilidade agrada, com suspensão bem calibrada que filtra buracos sem abrir mão da estabilidade. A direção elétrica é leve em manobras e firme em velocidades mais altas. A estrutura, reforçada com barras anti-torção, melhora ainda mais o comportamento do carro nas curvas.
Apesar dos avanços, o ponto de atenção fica no desempenho frente aos concorrentes. Modelos como Honda HR-V Touring, VW T-Cross Highline e Hyundai Creta Ultimate oferecem motores mais potentes, de 150 cv a 193 cv, o que pode pesar na decisão de quem busca mais desempenho.
Mesmo assim, o novo Nissan Kicks entrega um bom pacote de tecnologia, espaço, acabamento e segurança, elevando o patamar do modelo no mercado brasileiro. Se potência não for uma prioridade para você, é uma opção bastante competitiva na categoria.