A Jeep está se preparando para preencher a lacuna em sua linha de SUVs com um novo modelo que promete combinar o design moderno do Wagoneer S com o espaço e a versatilidade que os consumidores buscam. O novo veículo, sucessor do Cherokee, que deixou de ser produzido em 2023, já está em fase de testes com protótipos camuflados circulando em vias públicas.
Embora a Jeep se refira ao novo SUV como um “novo veículo utilitário convencional”, um memorando vazado de uma concessionária Stellantis sugere que o lançamento oficial está previsto para 1º de outubro deste ano. A grande questão ainda em aberto é o nome do modelo, devido às discussões em curso com a Nação Cherokee sobre o uso do nome.

As imagens de protótipos sugerem que o novo SUV se inspira no design do Wagoneer S, especialmente na parte frontal, com faróis mais finos e uma grade de sete slots mais estreita. As entradas de ar no para-choque também lembram o Wagoneer S e um teaser do Cherokee divulgado em 2021.
Nikita Chuyko, artista digital da Kolesa, criou renderizações que mostram a possível aparência do novo Cherokee, destacando a semelhança com o Wagoneer S, com arcos de roda e maçanetas similares. No entanto, o pilar D mais espesso e na cor da carroceria indica uma traseira mais vertical, o que deve resultar em um maior espaço de carga.

Conheça o interior do novo Jeep Cherokee
Espera-se que o interior do novo SUV compartilhe muitos elementos tecnológicos com o Wagoneer S e outros modelos Jeep de nova geração, incluindo um painel digital com múltiplas telas integradas no cockpit e no console central. Além disso, o novo Cherokee deverá oferecer mais espaço interno do que seus antecessores.
A Jeep confirmou que o novo SUV será construído sobre a plataforma STLA Large da Stellantis, a mesma utilizada no Wagoneer S e no futuro Recon. Quanto à motorização, espera-se que o modelo seja lançado com opções de motores a combustão interna tradicionais e híbridos, com uma versão totalmente elétrica a ser lançada posteriormente.

A produção está prevista para começar nos Estados Unidos por volta de outubro de 2025, o que sugere que a apresentação oficial deve ocorrer nos próximos meses. A GWM, por exemplo, tem apostado em modelos como o Haval Xiaolong Max com tecnologia híbrida plug-in. E por falar em mercado, vale lembrar do recente recall para Corolla Cross por falha nos eixos de transmissão.