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Novo Fiat Doblò registrado no INPI: volta do modelo ao Brasil é incerta

Imagens de patente do novo Fiat Doblò, em suas versões de passageiros e carga, foram registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

Imagens de patente do novo Fiat Doblò, em suas versões de passageiros e carga, foram registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A notícia reacendeu as expectativas sobre um possível retorno do modelo ao mercado brasileiro, especialmente considerando o registro simultâneo de seus similares, Citroën Berlingo e Peugeot Partner. As versões registradas incluem tanto a opção para transporte de carga quanto para passageiros.

O Fiat Doblò, comercializado no Brasil entre 2001 e 2021, mantém-se na memória de muitos como um veículo multiuso versátil. Sua última geração, vendida na Europa, apresenta dimensões consideráveis: 4,40 m de comprimento, 2,10 m de largura, 1,81 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. A capacidade de carga impressiona, chegando a 3.000 litros e com capacidade para até 1.005 kg, dependendo da configuração.

Novo Fiat Doblò registrado no INPI: volta do modelo ao Brasil é incerta
Foto: Divulgação/INPI

Compartilhando plataforma com os modelos franceses, o novo Fiat Doblò se destaca também pela oferta de versões elétricas. A versão elétrica, o E-Doblò, apresenta uma autonomia de 330 km (ciclo europeu), atingindo 135 km/h de velocidade máxima e acelerando de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. As opções a combustão incluem motor a gasolina de 110 cv e duas versões a diesel: uma de 100 cv com câmbio manual e outra de 130 cv com transmissão automática.

Apesar do registro no INPI, a Stellantis, controladora da Fiat, declarou que o registro visa proteger o design do veículo contra pirataria, e não necessariamente indica o lançamento do Doblò no Brasil. Atualmente, a Fiat oferece no mercado nacional alternativas como o Fiorino (R$ 121.990), o Scudo (R$ 213.990) e o Ducato (R$ 252.990) para atender ao público que busca veículos comerciais.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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