A Toyota elevou o padrão com a nova geração do 4Runner, um SUV que combina tradição e inovação. O modelo, cuja história remonta a 1984, passou por uma atualização completa, mantendo seu DNA robusto e adicionando recursos que o tornam mais confortável e capaz tanto no asfalto quanto em terrenos desafiadores. A versão 2025 do 4Runner chega com diversas opções de acabamento, atendendo a diferentes perfis de compradores.
O novo 4Runner oferece duas opções de motorização: um motor 2.4 turbo de quatro cilindros com 278 cv e 429 Nm de torque e uma versão híbrida do mesmo motor, com 326 cv e 630 Nm de torque. Ambas as versões utilizam uma transmissão automática de oito marchas. Segundo a Toyota, o modelo com motor a combustão alcança um consumo de 9,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, enquanto a versão híbrida faz 9,7 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
O motor base oferece um desempenho superior ao V6 da geração anterior, com respostas mais suaves e refinadas. A versão híbrida, embora tenha um leve atraso nas respostas, entrega um desempenho superior, ideal para quem busca mais potência e torque. A direção é precisa e o 4Runner se mantém estável na pista, apesar de ser um SUV com carroceria sobre chassi. A suspensão absorve bem as imperfeições do solo, embora o conforto não seja o mesmo de um carro de passeio.
Capacidades Off-Road
O 4Runner demonstra sua aptidão off-road com diferentes versões que se destacam em trilhas e terrenos acidentados. A versão de entrada SR5, com tração 4×4, já apresenta um excelente desempenho e custa cerca de US$ 45.000. As versões mais equipadas, como a Limited e a Platinum, possuem maior altura do solo.
As versões Off-Road têm ângulos de ataque e saída melhorados, além de maior distância em relação ao solo. Os modelos TRD Pro e Trailhunter são os mais robustos, com ângulos de ataque de 33 graus e 25,6 cm de altura do solo, além de componentes de alta qualidade como amortecedores Old Man Emu, FOX e ARB.
Durante os testes, o TRD Pro enfrentou saltos e obstáculos com desenvoltura, demonstrando sua capacidade de superar desafios off-road. Já o Trailhunter mostrou sua força ao percorrer trechos rochosos e inclinados, com uma estabilidade impressionante.
O design externo do 4Runner é inconfundível, mantendo elementos clássicos como a coluna C inclinada e a janela traseira elétrica, além de novidades como faróis de LED integrados da Rigid. O interior também combina robustez e sofisticação. A versão SR5 oferece um acabamento em tecido de alta qualidade, enquanto as versões superiores contam com telas maiores de *infotainment* e controles específicos para tração 4×4 e bloqueio do diferencial traseiro.
Os bancos são confortáveis e oferecem boa visibilidade. A segunda fileira de assentos é espaçosa, enquanto a terceira fileira é mais adequada para crianças. O 4Runner possui diversos porta-objetos e painéis Molle nas portas. A capacidade de carga varia de 343 litros (com a terceira fileira) a 1368 litros (sem a terceira fileira) na versão a combustão. A versão híbrida possui um porta-malas menor, com 1206 litros, e um piso de carregamento mais alto. Todas as versões podem rebocar até 2720 kg.
Tecnologia e conectividade
O 4Runner 2025 vem equipado com tecnologias de ponta, incluindo Android Auto e Apple CarPlay, com tela de 8 polegadas nas versões básicas e de 14 polegadas nas versões mais completas. O sistema de som JBL com 14 alto-falantes e um alto-falante portátil é um diferencial. O painel digital de 12,3 polegadas é padrão em quase todas as versões e oferece informações claras e personalizáveis. Além disso, o SUV conta com sistemas de assistência ao condutor, como controle de cruzeiro adaptativo e monitor de ponto cego.
Concorrência e preços
O 4Runner compete em um segmento acirrado, onde se destaca pelo equilíbrio entre preço e capacidade off-road. As versões mais acessíveis, como a SR5, oferecem um bom custo-benefício, enquanto as versões de topo, como TRD Pro e Trailhunter, podem chegar a US$ 68.920 (Aproximadamente R$ 413.520).
O Lexus GX, um concorrente direto, oferece um pacote off-road similar, com um motor V6 biturbo e um interior mais luxuoso. O Toyota Land Cruiser, também da mesma marca, surge como outra opção, com preços a partir de US$ 56.450 (Aproximadamente R$ 338.700) e itens similares ao 4Runner, exceto pela terceira fileira de bancos.
O Ford Bronco é outro concorrente, oferecendo capacidades off-road semelhantes, enquanto o Jeep Grand Cherokee se destaca pelo interior luxuoso. A escolha entre eles dependerá das prioridades de cada comprador, que encontrará no 4Runner uma opção versátil e robusta, ideal tanto para o uso diário quanto para aventuras off-road.
Apesar de ser considerado o melhor 4Runner já construído pela Toyota, o modelo não foge da forte concorrência com seus rivais. Mas a Toyota oferece mais do que apenas carros off road de qualidade, oferece um portfólio de modelos que atende a todos os compradores dentro do segmento. O novo modelo é uma evolução de um nome já conhecido e amado pelos fãs de carros robustos, que ainda poderá cativar muitos novos admiradores.