A BMW está testando a nova geração do Série 3 no circuito de Nürburgring. Protótipos com motores a combustão interna (ICE) foram flagrados em testes intensivos, enquanto a versão elétrica, integrante da linha Neue Klasse, tem previsão de estreia para 2026, como modelo 2027.
O BMW Série 3 completa 50 anos, e a marca prepara uma renovação para mantê-lo competitivo. Os trabalhos de desenvolvimento da nova geração estão concentrados em Nürburgring, visando garantir que o modelo esteja pronto para o lançamento em 2026.

Diferentemente da atual geração, o novo Série 3 oferecerá opções de motorização elétrica e a combustão. Flagras recentes mostram protótipos ICE sendo testados no circuito de Nordschleife, com seus 20,6 km de extensão. A BMW testa protótipo do Série 7 G70 reestilizado com inspiração na Neue Klasse iX3.
Enquanto as versões elétricas i3 utilizarão a plataforma Neue Klasse, que fará sua estreia no SUV elétrico iX3, os modelos ICE devem manter a arquitetura CLAR, recebendo elementos de design da Neue Klasse. A BMW iX3 Elétrico estreia em Munique e lidera ofensiva de 40 novos modelos até 2027.

Especulações iniciais sugeriam que os protótipos flagrados representavam ambas as opções de motorização, com um deles ostentando quatro saídas de escape e o outro, nenhuma. No entanto, a análise das imagens revelou que as carrocerias são idênticas, indicando que ambos os modelos são equipados com motores a combustão.
As versões elétricas i3 e o futuro M3 elétrico de 2028 apresentam uma linha de cintura quase perfeitamente horizontal e uma coluna na porta traseira inclinada para frente. Os protótipos avistados em Nürburgring, por outro lado, exibem uma linha de cintura ascendente, colunas de porta verticais e uma menor área entre o arco da roda traseira e a porta. Recentemente, o BMW X3 M50 xDrive 2025 chega com design renovado e motor de seis cilindros.
Espera-se que o interior do Série 3 a combustão reflita o estilo e o layout do i3. A BMW apresentou conceitos nos últimos anos, incluindo no CES deste ano, que indicam um painel head-up display totalmente personalizável no lugar dos instrumentos tradicionais, e uma tela touchscreen central convencional.

Sob o capô, o modelo deve trazer versões atualizadas e híbridas-leves dos motores existentes, incluindo um 2.0 litros de quatro cilindros para a maioria das versões, um 3.0 litros de seis cilindros em linha para o M340i, múltiplas opções PHEV e, posteriormente, um M3 híbrido-leve de seis cilindros. O lançamento do novo Série 3 está previsto para 2026, com as primeiras unidades chegando ao mercado no ano seguinte.