Notícias
Tendência

Nova geração do BMW Série 3 chega em 2026 com versões a combustão e elétrica

Com versões a combustão e uma totalmente elétrica, a BMW prepara o lançamento da nova geração do sedã Série 3 para 2026

A BMW prepara o lançamento da nova geração do sedã Série 3 para 2026, com uma abordagem que divide o modelo em duas versões distintas: uma com motor a combustão interna (ICE), mantendo a tradicional nomenclatura Série 3, e outra totalmente elétrica, que será batizada de i3. Apesar das diferentes bases mecânicas, os modelos compartilharão um design externo similar.

A estratégia de oferecer versões elétricas e a combustão para sedãs já é utilizada pela BMW em modelos maiores como o i5/Série 5 e i7/Série 7. O novo Série 3, juntamente com o i3, seguirá a mesma linha, dando aos consumidores a opção de escolher entre a propulsão tradicional e a tecnologia elétrica de ponta.

Nova geração do BMW Série 3 chega em 2026 com versões a combustão e elétrica
Foto: Divulgação/BMW

Flagras recentes de protótipos revelaram as versões a combustão e elétrica da nova geração do Série 3. Ambos os modelos adotam a linguagem de design “Neue Klasse”, mas as diferenças em proporção são notáveis. Os protótipos ICE apresentam um capô ligeiramente mais longo, um design mais expressivo entre o painel e o eixo dianteiro e um para-brisa mais vertical, indicando uma evolução da atual geração G20 do BMW Série 3.

As fotos dos protótipos inspiraram os artistas digitais Theottle e Kelsonic, que criaram renderizações do novo BMW Série 3, oferecendo um vislumbre do seu potencial design exterior.

O design “shark-nose”, característico da BMW, retorna, reforçando o visual esportivo do sedã. Um para-choque dianteiro mais agressivo e para-lamas sutimente alargados acentuam a imponência do modelo. As maçanetas embutidas estão alinhadas com a estética mais recente da BMW, enquanto a curvatura Hofmeister e o design da cabine permanecem como elementos tradicionais.

As renderizações de Theottle e Kelsonic oferecem diferentes abordagens para a traseira. Theottle se inspirou no conceito Vision Neue Klasse de 2023, com um conjunto de lanternas que se estende por toda a largura do veículo e iluminação em LED. Kelsonic, por sua vez, optou por lanternas em LED mais finas, semelhantes às do Série 5.

Os artistas também projetaram para-choques com inspiração na divisão M da BMW, alinhando-se com flagras anteriores de protótipos, que exibiam rodas de liga leve esportivas, freios maiores e escapamento quádruplo no estilo M.

Embora o interior dos protótipos do Série 3 ainda não tenha sido revelado, espera-se que o modelo incorpore o novo sistema Panoramic iDrive, apresentado recentemente pela BMW. Este sistema apresenta um painel expansivo que se estende de um pilar a outro, posicionado na base do para-brisa, com três seções personalizáveis. Há também uma segunda tela sensível ao toque para o sistema de infoentretenimento, localizada na parte inferior do painel.

Diferentemente do i5/Série 5 e i7/Série 7, que compartilham a mesma plataforma para as versões elétricas e a combustão, o i3 e o Série 3 seguirão caminhos distintos. O i3 elétrico utilizará a arquitetura Neue Klasse, a mesma do futuro SUV iX3. Já o Série 3 a combustão manterá a plataforma CLAR, também usada no próximo G45 X3. Isso justifica as diferenças de proporção e design entre os protótipos do i3 e do Série 3 ICE.

Com base no X3, que compartilha componentes mecânicos, o novo Série 3 deverá oferecer versões híbridas leves dos motores já conhecidos: um 2.0 litros de quatro cilindros e um 3.0 litros de seis cilindros em linha, ambos com aprimoramentos em potência e economia de combustível.

Versão M3 Eletrificada

Até mesmo o esportivo M3 entrará na onda da eletrificação, mas, de acordo com informações de executivos da BMW, a próxima geração do M3 não terá um sistema híbrido plug-in como o do M5. Ele adotará um sistema híbrido leve mais leve. No entanto, para os entusiastas de veículos elétricos, uma versão totalmente elétrica do M3 com quatro motores está em desenvolvimento, prometendo alta performance.

O atual BMW Série 3, geração G20, foi lançado em 2018, com atualizações em 2022 e 2024. Se a BMW mantiver seu cronograma usual, essa nova geração chegará às ruas em 2026, junto com sua versão elétrica, o i3 sedã.

A BMW prepara o lançamento da nova geração do sedã Série 3 para 2026, com uma abordagem que divide o modelo em duas versões distintas: uma com motor a combustão interna (ICE), mantendo a tradicional nomenclatura Série 3, e outra totalmente elétrica, que será batizada de i3. Apesar das diferentes bases mecânicas, os modelos compartilharão um design externo similar.

A estratégia de oferecer versões elétricas e a combustão para sedãs já é utilizada pela BMW em modelos maiores como o i5/Série 5 e i7/Série 7. O novo Série 3, juntamente com o i3, seguirá a mesma linha, dando aos consumidores a opção de escolher entre a propulsão tradicional e a tecnologia elétrica de ponta.

Até mesmo o esportivo M3 entrará na onda da eletrificação, mas, de acordo com informações de executivos da BMW, a próxima geração do M3 não terá um sistema híbrido plug-in como o do M5. Ele adotará um sistema híbrido leve mais leve. No entanto, para os entusiastas de veículos elétricos, uma versão totalmente elétrica do M3 com quatro motores está em desenvolvimento, prometendo alta performance.

O atual BMW Série 3, geração G20, foi lançado em 2018, com atualizações em 2022 e 2024. Se a BMW mantiver seu cronograma usual, essa nova geração chegará às ruas em 2026, junto com sua versão elétrica, o i3 sedã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.