A Audi revelou o primeiro teaser da nova geração do A6 Avant, antecedendo sua estreia oficial marcada para 4 de março. Imagens vazadas online já circulam, revelando semelhanças marcantes com o design do A5.
Inicialmente, o sucessor do A6 a combustão interna seria nomeado A7, para diferenciá-lo do A6 e-tron totalmente elétrico. No entanto, a Audi reviu sua estratégia de nomenclatura, permitindo que a nova geração mantivesse o nome A6.
A montadora confirmou que o A6 Avant será o primeiro a ser lançado, seguido pelo sedã de quatro portas em um futuro próximo. O teaser revela a silhueta elegante da wagon e uma nova assinatura luminosa na traseira, incluindo uma faixa de LED que se estende por toda a largura.
Embora a apresentação completa esteja a alguns dias de distância, dois vídeos curtos compartilhados por KondorCars no YouTube mostram o Audi A6 Avant sem camuflagem. Os vídeos, divulgados na semana passada, se assemelham ao teaser oficial, sugerindo sua autenticidade.
O modelo das imagens é um Audi A6 Quattro equipado com o pacote S-Line, que justifica os para-choques esportivos, as rodas grandes e os emblemas pretos. A dianteira se assemelha ao Audi A5, embora uma inspeção mais detalhada revele uma grade mais alta. Os faróis também apresentam um formato ligeiramente mais definido, lembrando o RS6 e o A7 Sportback.
O perfil aparenta ser mais moderno e robusto do que antes, graças aos ombros traseiros pronunciados e às maçanetas das portas embutidas. A traseira também contribui para a postura esportiva, com uma inclinação mais acentuada no vidro traseiro e uma generosa saliência traseira.
Além do A6 Sedan e A6 Avant regulares, protótipos camuflados do A6 Allroad e do RS6 também foram flagrados em testes. Vale lembrar que a Audi reconhece queda na qualidade de acabamento e promete melhorias para seus próximos lançamentos.
Espera-se que o Audi A6 utilize a arquitetura PPC (Premium Platform Combustion), uma versão atualizada da plataforma MLB Evo (Modular Longitudinal Matrix). A linha de motores provavelmente incluirá opções a gasolina e diesel, aprimoradas com um sistema mild-hybrid. Quanto ao RS6, os últimos relatos indicam que ele abandonará o motor V8 em favor de um sistema V6 híbrido plug-in, com uma potência de 725 cv, rivalizando com o BMW M5.
O CEO da Audi, Gernot Döllner, declarou: “Com o A6, estamos renovando uma importante série de modelos.” O chefe da Audi acrescentou: “Estamos escrevendo o próximo capítulo em nossa história da Avant. O novo Audi A6 une um design elegante e dinâmico com aerodinâmica excepcional. Sistemas de tração eficientes e de alto desempenho e tecnologia de suspensão de ponta combinam esportividade com um alto nível de conforto, tornando a viagem no A6 uma experiência de primeira classe.”
Todos os detalhes sobre o novo Audi A6 Avant serão revelados em sua estreia mundial em 4 de março. Os principais concorrentes da wagon são o BMW Série 5 Touring e o Mercedes-Benz Classe E Estate.