A versão SR do Nissan Versa gera opiniões divididas entre os consumidores. De um lado, aqueles que preferem um sedã mais discreto torcem o nariz para os detalhes esportivos, como os acabamentos em preto brilhante, rodas diferenciadas, emblema vermelho na grade e aerofólio. Do outro, os entusiastas de carros esportivos não se sentem atraídos pelo modelo, especialmente por conta do motor 1.6, que consideram pouco empolgante, e não oferecendo o mesmo desempenho de outros sedãs da categoria.
Ao analisar a lista de equipamentos, percebe-se que a diferença de preço de R$ 4.700 em relação à versão Advance é justificada principalmente pelos detalhes visuais, tanto externos quanto internos. A versão SR não possui revestimento em couro nos bancos, faróis em LED, ar-condicionado digital, monitor de ponto cego e alertas de atenção do motorista e de tráfego cruzado traseiro, que são itens presentes na versão Exclusive, mais cara.
Entretanto, o Versa SR mantém o alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem e o alerta de objetos esquecidos no banco traseiro. As rodas são de 16 polegadas (e não de 17, como na versão mais cara) e a central multimídia é de 7 polegadas (contra 8 da Exclusive).
A padronagem dos bancos é exclusiva, mas o revestimento é em tecido, e não em couro, como seria esperado em uma versão com apelo esportivo. Detalhes em black piano no painel e console central, espelhos retrovisores em preto brilhante e emblemas SR completam o visual da versão. Para quem busca um visual mais arrojado que o modelo Advance, a versão SR pode ser uma boa opção, com preço oficial de R$ 13.800 a menos que a versão topo de linha Exclusive.
O Versa SR oferece seis airbags, chave inteligente i-Key, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, controlador automático de velocidade, carregador de celular sem fio, visão 360°, alerta de colisão frontal, assistente inteligente de frenagem, sistema de partida em rampa, travamento por aproximação, painel de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas e vidros elétricos nas quatro portas.
O design do Nissan Versa de segunda geração é considerado moderno e elegante, com linhas que remetem a um cupê, especialmente na lateral e traseira, que é considerada a parte mais interessante do modelo.
A suspensão macia é um ponto positivo para alguns, mas pode ser um problema em vias irregulares, com facilidade de atingir o fim de curso em lombadas e valetas, exigindo uma condução mais lenta e cautelosa, algo que nem sempre é priorizado no dia a dia.
O espaço interno é bom para quatro ocupantes, com isolamento acústico razoável e bancos confortáveis, mesmo em viagens longas. O quinto passageiro pode se sentir desconfortável devido ao túnel central elevado.
Um dos principais pontos negativos do Versa SR é o motor, considerado ultrapassado pela concorrência. Apesar de ser agradável para o uso urbano, seus 113 cv ficam aquém dos modelos turbo que vêm ganhando espaço no mercado. O motor sem turbo, entretanto, tem manutenção mais em conta e maior durabilidade, além do consumo urbano de 8,4 km/l com etanol.
Outros pontos negativos incluem a tela digital do painel de instrumentos deslocada para a esquerda, a central multimídia de 7 polegadas com grafia datada e pareamento com celular apenas por fio. A falta de iluminação nos botões dos vidros elétricos também é um ponto de crítica.
Para melhorar o desempenho do Versa SR e aumentar seu volume de vendas, a Nissan poderia adicionar um motor turbo e uma central multimídia com tela maior e pareamento sem fio com smartphones, para equiparar aos concorrentes do segmento.