Em um momento de reestruturação, a Nissan reacende a esperança com o registro do nome Primera em diversos mercados, incluindo a Malásia. A jogada levanta especulações sobre o possível retorno do sedan, agora em versão elétrica, para competir com gigantes como Tesla Model 3 e VW ID.7.
O registro da marca Primera, datado de 13 de fevereiro, foi divulgado pela EnhanceCars, reacendendo a memória dos entusiastas. O nome Primera remete a um sedan médio que marcou presença no mercado entre 1990 e 2007, com três gerações distintas e versões sedan, liftback e wagon. O modelo também fez história no automobilismo, conquistando o campeonato BTCC no final dos anos 90.

Um olhar para o passado do Primera
O Nissan Primera foi lançado originalmente em 1990 como o sedan médio da Nissan para o Japão e a Europa. Foi seguido por uma segunda geração em 1996 e uma terceira em 2001. A última iteração, que ganhou atenção por seu design peculiar e interior “futurista”, esteve em produção até 2007, quando foi descontinuada sem nenhum sucessor direto.

Em suas três gerações, o Primera estava disponível em vários estilos de carroceria, incluindo um sedan de quatro portas, um liftback de cinco portas e uma wagon. O carro também ganhou destaque no final dos anos 90, quando um sedan de segunda geração conquistou o campeonato BTCC em 1998 e 1999.
O Primera foi vendido principalmente no Japão, na Europa e no Reino Unido, enquanto uma variante sedan foi comercializada na América do Norte como o Infiniti G20 de 1990 a 2002, antes de ser substituído pelo G35.
Na Europa, o Primera competiu com modelos como VW Passat, Ford Mondeo, Opel Vectra, Mazda6, Toyota Avensis, Renault Laguna e Peugeot 406.

Elétrico para o futuro?
Em março de 2024, a Nissan anunciou o lançamento de 30 novos modelos até 2026, sendo 16 deles totalmente elétricos. A ressurreição do Primera como um sedan elétrico se encaixaria nessa estratégia, competindo diretamente com o Tesla Model 3 e o futuro Mazda 6e. Se essa estratégia se concretizar, o modelo poderá desafiar concorrentes, assim como o Mercedes-Benz CLA elétrico promete autonomia de quase 800 km e desafia Tesla Model 3.
A Nissan poderia, inclusive, otimizar custos utilizando plataformas já existentes, como a do Dongfeng Nissan N7, comercializado na China. Essa abordagem espelha a estratégia da Mazda com o 6e, que utiliza a base do Deepal SL03, produzido em parceria com a Changan.
Essa estratégia possibilitaria à Nissan entrar no segmento de sedans elétricos sem grandes investimentos em desenvolvimento, aproveitando sinergias e reduzindo custos. Vale lembrar que a Nissan Frontier Attack com grande oferta de R$ 40.600 de desconto para acabar estoque mostra que a empresa está atenta ao mercado e suas oportunidades.