A Nissan está diminuindo o ritmo de produção nas fábricas que montam seus modelos SUV Rogue e sedã Altima, indicando uma desaceleração mais ampla na demanda. Além de reduzir a produção, a montadora planeja oferecer pacotes de desligamento para mais de 1.500 funcionários e diminuir as operações em uma de suas fábricas de motores. Essas mudanças ocorrem após a Honda sugerir que a Nissan precisa se organizar para que a planejada fusão em 2026 continue no caminho certo.
A partir de abril, o segundo turno nas linhas de montagem do Nissan Rogue e Altima em Smyrna, Tennessee, e Canton, Mississippi, será cancelado. A Nissan não especificou o quanto essa mudança impactará sua produção total, mas analistas sugerem que isso pode levar a uma produção de 63.000 carros a menos este ano.
Isso equivaleria a aproximadamente 12% da produção total da Nissan nos EUA. David Johnson, chefe de manufatura e gerenciamento da cadeia de suprimentos da Nissan na América do Norte, descreveu as mudanças como uma “reação momentânea” à demanda.
“Vemos o mercado muito desafiador para certas linhas de produtos”, disse Johnson ao Auto News. “As taxas de utilização das fábricas não estão tão favoráveis agora, especialmente quando se observa o padrão de dois turnos.”
A Nissan não mencionou exatamente quando as fábricas retornarão aos dois turnos. No entanto, a unidade de Smyrna começará a construir um Rogue híbrido plug-in em 2027, o que exigirá um segundo turno. A unidade de Canton também voltará a um cronograma de dois turnos e cuidará da produção de um veículo elétrico, provavelmente chegando em 2028.
Além dessas alterações na produção, a Nissan informou que começará a oferecer pacotes de desligamento voluntário para os trabalhadores horistas. Embora não tenha especificado quantos empregos espera cortar com essa medida, uma fonte não identificada sugere que a empresa busca reduzir o quadro de funcionários em até 1.500 pessoas.
“É uma grande oportunidade para aqueles que querem fazer algo com sua carreira, ou simplesmente se aposentar”, disse Johnson sobre os cortes. “É desafiador, mas é o que temos que fazer para garantir que estamos gerando o tipo certo de receita para a empresa, para que possamos investir no futuro.”
Para a Nissan, os próximos anos serão um equilíbrio entre cortar custos para se manter competitiva e garantir que ela permaneça no jogo à medida que a indústria avança cada vez mais em direção à eletrificação.
As mudanças na Nissan incluem:
- Cancelamento do segundo turno nas fábricas de Smyrna (Tennessee) e Canton (Mississippi) a partir de abril.
- Redução da produção na fábrica de motores em Decherd, Tennessee.
- Oferecimento de pacotes de desligamento voluntário para trabalhadores horistas.
- Início da montagem do Rogue híbrido plug-in em Smyrna em 2027.
- Retorno do segundo turno em Canton para produção de um veículo elétrico, possivelmente em 2028.