A Nissan reforçou seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente e a proficiência técnica através de um programa de competição regional. O evento reuniu profissionais de pós-venda da Nissan dos mercados da ASEAN para demonstrar suas habilidades técnicas e de atendimento ao cliente.
O NIssan Service TEchnical Competency (NISTEC), destinado a técnicos, e o NIssan Service Advisor Competency (NISAC), para consultores de serviço, ocorreram no Centro de Treinamento da Nissan Motor Thailand (NMT) na Tailândia, referentes ao ano fiscal de 2024/2025.

Este ano, a competição NISTEC & NISAC teve como tema ‘5E’, representando: Aprimorar a Imagem da Marca (*Enhance Brand Image*), Interagir com os Clientes (*Engage with Customers*), Elevar a Experiência do Cliente (*Elevate Customer Experience*), Exceder seu Compromisso (*Excel Your Commitment*) e Empoderar a Linha de Frente (*Empower Frontline*).
A competição visa aumentar a satisfação do cliente por meio de treinamento contínuo, equipando técnicos e consultores com habilidades técnicas avançadas e um atendimento ao cliente excepcional em suas operações diárias. Além disso, fortalece a motivação e a retenção entre os profissionais de pós-venda, ao mesmo tempo em que apoia seu crescimento profissional.
Toshihiro Fujiki, Presidente da Nissan ASEAN e Tailândia, declarou: “Ao celebrarmos o quarto ano de nossa competição ASEAN, estamos orgulhosos de vê-la crescer como uma plataforma para desenvolver o mais alto nível de especialização técnica e de serviço. Na Nissan, acreditamos que investir nas habilidades e na experiência de nossos colaboradores é fundamental para proporcionar experiências excepcionais aos clientes. Esta competição não se trata apenas de reconhecer talentos, mas também de promover a melhoria contínua, garantindo que nossos profissionais se mantenham atualizados com as últimas tecnologias e ofereçam consistentemente um serviço e atendimento que atendam aos mais altos padrões da indústria.”
Elevando o Nível da Excelência Técnica e de Serviço
A competição apresenta duas categorias principais:
- NIssan Service TEchnical Competency (NISTEC): Uma competição prática de habilidades técnicas que avalia os técnicos da Nissan em sua capacidade de diagnosticar e reparar problemas em veículos, bem como realizar manutenção de rotina dentro de um prazo determinado.
- NIssan Service Advisor Competency (NISAC): Concentra-se em testar a capacidade dos consultores de serviço de se comunicarem efetivamente com os clientes por meio de cenários realistas de dramatização.
Para se qualificar para a Competição Regional da ASEAN, os participantes devem primeiro vencer os Concursos Nacionais de Habilidades em seus respectivos mercados. Este ano, 10 participantes de cinco mercados sob as Unidades de Negócios de Importadores Nissan da ASEAN (NIBU) — Brunei, Hong Kong, Indonésia, Malásia e Singapura — competiram, com cada mercado representado por um participante NISTEC e um participante NISAC.
A competição FY24-25 apresentou o Nissan Kicks e-POWER como o modelo da competição, desafiando os participantes a aplicar seu conjunto de habilidades em cenários do mundo real. Os participantes do NISTEC tiveram que realizar exercícios práticos importantes, incluindo manutenção de rotina e dois desafios de diagnóstico.
As avaliações foram baseadas em sua capacidade de seguir o Manual de Serviço Eletrônico (ESM) e a Máquina de Diagnóstico Avançado de Veículos (Consult), o guia de reparo oficial da Nissan que garante diagnósticos adequados e procedimentos de reparo seguros, para diagnósticos precisos, ler corretamente os instrumentos de medição, remover e instalar peças corretamente e concluir as tarefas de forma eficiente com velocidade e precisão.

Enquanto isso, os participantes do NISAC competiram em duas tarefas principais: recepção do cliente e processo de aprovação do cliente. Os participantes foram avaliados em sua capacidade de proteger o veículo do cliente em frente ao cliente antes da inspeção, a fim de evitar manchas e danos durante o processo de reparo.
Eles também foram avaliados em sua capacidade de entender com precisão as necessidades do cliente, fornecer propostas de serviço apropriadas com base nas necessidades do cliente, explicar os reparos necessários usando a Folha de Medição de Manutenção (MMS) e fornecer explicações claras e convincentes aos clientes.
Vencedores da competição NISTEC NISAC ASEAN FY24-25
O 1º lugar na categoria NISTEC foi para o Sr. Yih Khai Chong da Nissan Malaysia (Tan Chong & Sons Motor Co., SDN. BHD.) reconhecido por demonstrar os diagnósticos mais rápidos e precisos, aderindo aos padrões da Nissan. Seu desempenho na solução eficiente de problemas, leitura precisa de ferramentas de medição e manuseio especializado na remoção e instalação de peças o distinguiram como o técnico de melhor desempenho na competição.
O Sr. Yih Khai Chong, o 1º lugar do NISTEC, disse: “Obrigado pela oportunidade de participar da Competição NISTEC. É realmente uma honra fazer parte deste programa e ganhar este prêmio. Foi uma experiência incrível e gostei muito de cada momento do desafio. Estou ansioso para voltar com habilidades ainda mais fortes e maior experiência.”
O 1º lugar na categoria NISAC foi para o Sr. Jia Wei Ong da Nissan Singapore (Tan Chong Motor Sales Pte., Ltd.) reconhecido por sua capacidade de criar uma experiência perfeita para o cliente. Por meio de comunicação e profissionalismo excepcionais, ele construiu confiança identificando com precisão as necessidades do cliente e fornecendo recomendações de serviço personalizadas. Sua grande atenção aos detalhes ficou evidente ao seguir cuidadosamente o processo básico de recepção de serviço da Nissan em frente ao cliente, demonstrando serviço de qualidade e atendimento ao cliente.
O Sr. Jia Wei Ong, o 1º lugar do NISAC, disse: “É uma grande honra ganhar o prêmio. Obrigado a todos por uma boa experiência na Tailândia. Conheci novos amigos. Obrigado por me dar esta oportunidade de experimentar a cultura local. Depois que eu voltar para Cingapura, compartilharei experiências com meus colegas e os incentivarei a participar deste programa. Por último, gostaria de agradecer ao meu treinador, Sr. Kwek. Sem ele, eu não estaria onde estou hoje. Obrigado, Sr. Kwek.”
O 1º vice-campeão nas categorias NISTEC e NISAC foi o Sr. Febri Widhawanto da Nissan Indonésia (PT. Nissan Motor Distributor Indonesia) e o Sr. Fu Yuan Boon da Nissan Brunei (Boustead SDN BHD), respectivamente.
O 2º vice-campeão nas categorias NISTEC e NISAC foi o Sr. Eugenio Jr Valderama Sarate da Nissan Brunei ((Boustead SDN BHD) e a Sra. Wen Leng Yeh da Nissan Malaysia (Tan Chong & Sons Motor Co., SDN. BHD.), respectivamente.
Os vencedores das competições NISTEC e NISAC receberam um presente no valor de THB 30.000, enquanto o 1º vice-campeão recebeu um presente no valor de THB 20.000 e o 2º vice-campeão recebeu THB 15.000.
Além disso, o técnico e consultor de serviço vencedores representarão a região na Cerimônia de Premiação Global no Japão, em novembro de 2025, onde os melhores técnicos e consultores de serviço de todo o mundo serão homenageados. Se você está interessado em saber mais sobre os veículos da marca, confira nosso artigo sobre o Nissan N7 elétrico. Para quem busca um sedan elétrico, a Nissan registra sedan elétrico para rivalizar com o Tesla Model 3. E para os interessados em ofertas, não perca a grande oferta do Nissan Sentra Advance.