Notícias

Nissan Leaf de taxista tcheco atinge 500 mil km com uma troca de bateria

Como a durabilidade de carros elétricos em condições extremas é um tema frequente de discussão, Nissan Leaf de taxista tcheco atinge quilometragem absurda, confira a máteria na integra:

A durabilidade de carros elétricos em condições extremas é um tema frequente de discussão, e um taxista da República Tcheca, Karel Červenko, forneceu um exemplo prático impressionante. Em 2018, ele adquiriu um Nissan Leaf para seu trabalho e, em pouco tempo, o veículo ultrapassou a marca de quilometragem coberta pela garantia.

Em 2020, aos 160.000 km rodados, a garantia da bateria do Leaf expirou. Contudo, sem apresentar problemas significativos, Červenko continuou utilizando o veículo diariamente. Já em 2021, ele e seu Nissan alcançaram os 250.000 km e, em 2023, chegaram aos 400.000 km. No final de 2024, o hatch elétrico atingiu a marca de 500.000 km.

Nissan Leaf de taxista tcheco atinge 500 mil km com uma troca de bateria
Foto: Divulgação/Nissan Dahruj Campinas, SP

Mas essa jornada foi sem percalços? Aos 333.332 km, a bateria, que operava com 81% de sua capacidade original, apresentou danos e precisou ser substituída. A troca, realizada fora do período de garantia, custou 300.000 coroas tchecas, aproximadamente R$ 47.700, segundo o site Auto.cz.

Apesar do custo considerável da substituição da bateria, Červenko justifica sua escolha pelo veículo elétrico devido à economia de operação, à suavidade na condução e ao silêncio. Ele ainda elogiou a dinâmica de direção do Leaf, afirmando: “A maior vantagem é a economia de operação. A segunda coisa mais importante é a suavidade do passeio e o silêncio”.

O taxista concluiu: “Nunca me arrependi e, com o tempo, só fico feliz por essa decisão”. Até atingir os 500.000 km, o Nissan Leaf demandou um custo total de manutenção de 300.000 coroas, o equivalente a R$ 75.400.

Nissan Leaf de taxista tcheco atinge 500 mil km com uma troca de bateria

Um dos pontos que sempre gera dúvidas nos motoristas é sobre a bateria de carro elétrico e sua vida útil, esse caso apresentado mostra que ela pode durar bastante tempo, mesmo com uso intenso. Outro ponto levantado é a questão do custo, que nesse caso foi de 75.400, que apesar de alto, ele afirma ter tido economia na operação do veículo.

Outro tema que sempre chama atenção é o lançamento de novos modelos, como o Avatr 06: Sedan elétrico detalhado com autonomia de até 650 km e versões híbridas, que mostra o avanço da tecnologia e a preocupação das montadoras em oferecer produtos mais completos.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.