Notícias

Nio Power fecha novo acordo para construir estações de troca de bateria em Yunnan

Com esse novo acordo, a Nio pretende instalar estações integradas que oferecem não apenas a troca de baterias, mas também carregamento e armazenamento de energia

A Nio Power, divisão de energia da montadora Nio, anunciou mais uma parceria estratégica, desta vez com uma subsidiária da Yunnan Jiaotou Group, para construir estações de troca de baterias no sudoeste da China. A assinatura do acordo ocorreu em 11 de abril, na cidade de Kunming, e marca o quarto anúncio do tipo feito pela empresa em menos de um mês.

Com esse novo acordo, a Nio pretende instalar estações integradas que oferecem não só troca de baterias, mas também carregamento e armazenamento de energia, especialmente nas áreas de serviço rodoviário gerenciadas pela empresa estatal Yunnan Jiaotou. As duas companhias também querem explorar a integração dessas estações a usinas virtuais, para apoiar a gestão da demanda energética.

Nio Power fecha novo acordo para construir estações de troca de bateria em Yunnan
Crédito da imagem: Nio

A iniciativa faz parte de um plano maior da Nio para ampliar a infraestrutura de recarga em diversas regiões da China. Só em Yunnan, a empresa já opera 38 estações de troca e mais de 150 carregadores, com mais de 390 mil trocas de baterias realizadas até agora.

A Yunnan Jiaotou, por sua vez, já havia anunciado em 2023 que investiria cerca de 265 milhões de yuans (equivalente a US$ 36,3 milhões) para modernizar e expandir os sistemas de energia nas 99 áreas de serviço que administra. A parceria com a Nio deve acelerar esse processo.

Nas últimas semanas, a Nio firmou acordos semelhantes com outras estatais regionais, como em Hunan, Shandong, Pequim e Hubei, com a meta de construir dezenas de estações em cada província. Ao todo, a empresa já formalizou colaborações desse tipo em 15 províncias chinesas.

Atualmente, a Nio Power opera 3.255 estações de troca de baterias em toda a China, com mais de 71 milhões de trocas já realizadas. A expansão rápida da rede mostra a aposta da Nio nesse modelo como alternativa prática para recarga de veículos elétricos.

Esses acordos fazem parte do programa Power Up Partners da Nio, anunciado em 20 de agosto de 2024, que busca construir estações de carregamento e troca de baterias com parceiros. Outras empresas também estão investindo no mercado de veículos elétricos, como a Tesla que lançou o Cybertruck Long Range com um preço mais acessível nos EUA.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.