A fabricante chinesa de veículos elétricos, Nio, anunciou o início dos test drives para o seu mais novo sedã executivo, o ET9, com as primeiras entregas agendadas para o dia 29 de março na China. O veículo chega ao mercado com um preço inicial de 788.000 yuan (aproximadamente US$109.445).
A Nio posiciona o ET9 como um concorrente direto das montadoras alemãs de luxo, como Mercedes-Benz (Maybach), Audi e BMW. No mercado interno chinês, o ET9 também competirá com o Aito Maextro S800 da Huawei.

A empresa anunciou melhorias no pacote de benefícios para os compradores do ET9. O benefício “Worry-Free Power”, que antes oferecia 20 trocas de bateria gratuitas por ano durante cinco anos, agora oferece seis trocas gratuitas por mês durante dez anos. O benefício “Worry-Free Smart Travel”, que inicialmente incluía cinco anos de uso gratuito do NOP+ (Nio Pilot Plus), sistema de navegação assistida e condução autônoma, também foi estendido para dez anos.
Essas vantagens se somam aos benefícios já existentes, que incluem três anos de serviço de motorista para todas as situações, além de serviço de busca e entrega para viagens de negócios. Os clientes também recebem cinco anos de manutenção gratuita e serviço de coleta e entrega do veículo para manutenção.
A garantia do veículo é de seis anos ou 150.000 km, enquanto o trem de força elétrico tem garantia de dez anos com quilometragem ilimitada. O valor total desses benefícios é estimado em mais de 200.000 yuan (aproximadamente US$27.800).
O Nio ET9 possui as seguintes dimensões: 5325 mm de comprimento, 2017 mm de largura e 1621 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3250 mm. O veículo estará disponível em oito cores externas, incluindo a exclusiva “Midnight Ceramic Blue”, além de Cloud White, Deep Space Black, Moonlight Silver, Antarctic Star Blue, Dawn Gold, M42 Nebula Red e Star Green.
Entre os recursos tecnológicos, o ET9 se destaca pelos faróis projetores inteligentes de alta definição, capazes de projetar faixas de pedestres para maior segurança. A cabine traseira conta com uma mesa executiva com ajuste de 360°, permitindo que seja posicionada em qualquer ângulo desejado.

Um refrigerador operado eletricamente está integrado ao console central “Executive Bridge”. Os passageiros traseiros também desfrutam de duas telas executivas OLED de 14,5 polegadas com ângulos de inclinação ajustáveis.
O Nio ET9 é equipado com um motor de indução assíncrono dianteiro de 180 kW (241 hp) e um motor síncrono de ímã permanente traseiro de 340 kW (456 hp), entregando uma potência combinada de 520 kW (697 hp) e torque total de 700 Nm. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
O ET9 utiliza as células de bateria cilíndricas grandes 46105, desenvolvidas pela própria Nio. Sua plataforma de 900V oferece uma potência de carregamento de pico de 600kW e uma corrente de carregamento de pico de 765A, permitindo adicionar cerca de 255 km de autonomia em apenas cinco minutos.
A Nio também anunciou que o Nio World Model (NWM) será aberto para testes de usuários no início de abril, com o objetivo de fortalecer o reconhecimento da marca no campo da direção inteligente.
Inicialmente, o NWM estará disponível apenas para modelos Nio equipados com o sistema inteligente Banyan, baseado na plataforma veicular NT 2.0. Após a fase de testes, o sistema será liberado para todos os modelos Nio com o sistema Banyan.
A atualização do sistema de direção inteligente do ET9 para o NWM está prevista para o final de junho, com a adaptação do software baseado no chip de direção inteligente Shenji passando pela verificação final. No lançamento, o ET9 suportará funções de assistência à direção, incluindo segurança ativa e assistência ao estacionamento em áreas de troca de bateria.
A Nio foi uma das primeiras montadoras chinesas de veículos elétricos a instalar o ADAS (Advanced Driver Assistance System) em seus carros, que se tornou um diferencial importante nos últimos anos. No entanto, a empresa parece ter perdido terreno nesse campo, com concorrentes lançando soluções de direção inteligente ponta a ponta, seguindo a Tesla, e obtendo reconhecimento por isso.

O vice-presidente de direção inteligente da Nio, Ren Shaoqing, apresentou o NWM no evento Nio IN 2024, chamando-o de o primeiro modelo mundial de direção inteligente do mundo. O NWM é um modelo de direção inteligente generativo autorregressivo multivariado que reconstrói a forma do mundo físico através da compreensão de dados, possuindo a capacidade de imaginar, raciocinar e tomar decisões.
O modelo pode simular 216 cenários possíveis em 100 milissegundos e encontrar a decisão ideal entre eles. Como modelo generativo, o NWM pode gerar um vídeo sintético de 120 segundos com base em 3 segundos de vídeo de direção.
Ren Shaoqing explicou que o NWM é superior aos modelos ponta a ponta, pois possui duas capacidades humanas essenciais: compreensão espacial e compreensão temporal. A cognição espacial permite reconstruir uma cena imaginária, enquanto a cognição temporal permite imaginar o raciocínio. A Nio espera que o NWM aprenda a capacidade humana de entender o espaço, reconstruir a imaginação e raciocinar sobre o tempo.
A Nio também anunciou o NAD Arch 2.0 no evento Nio IN 2024, uma arquitetura ponta a ponta que incorpora um modelo mundial. Essa arquitetura gera decisões de direção com base em dados brutos do sensor, reduzindo a perda de informações e melhorando as capacidades de previsão.
Embora não se saiba se o NWM trará elogios ou decepções para a Nio, o setor chinês de direção inteligente mudou drasticamente no último ano. Tesla, BYD, Xpeng, Li Auto e Zeekr anunciaram seus próprios sistemas de direção autônoma baseados em soluções ponta a ponta. Assim como a Xiaomi mira venda de 350 mil veículos elétricos na China, a Nio busca se destacar nesse mercado competitivo.