Notícias

Nio inicia entregas do sedan ET9, seu modelo top de linha

Com um visual arrojado e muita tecnologia embarcada, a Nio iniciou as entregas do ET9, seu sedã executivo topo de linha e modelo mais caro até o momento

A Nio deu início às entregas do ET9, seu sedan executivo top de linha e modelo mais caro até o momento. O veículo incorpora as mais recentes tecnologias da empresa, com destaque para o chip de direção autônoma desenvolvido internamente.

O primeiro proprietário do ET9 é Fang Hongbo, presidente do gigante chinês de eletrodomésticos Midea Group. A entrega do veículo foi realizada pessoalmente por William Li, fundador, presidente e CEO da Nio. Em um vídeo compartilhado na rede social Weibo, Li mencionou que ele e Fang discutiram estratégias para que marcas chinesas entrem no mercado de luxo e desafiem o domínio de marcas estrangeiras. Além disso, conversaram sobre a gestão de empresas e como evitar a ineficiência dos funcionários.

Nio inicia entregas do sedan ET9, seu modelo top de linha
Crédito da imagem: Nio

Fang Hongbo já havia testado o veículo anteriormente e expressou sua satisfação: “Testei há alguns meses e fiquei impressionado”, disse ele. “Principalmente sua sensação de espaço, sua cabine tem a sensação de um jato executivo, e também é muito inteligente.”

O ET9 foi apresentado ao público e teve suas reservas iniciadas no Nio Day 2023, em dezembro de 2023. A Nio mira no mercado de sedans executivos de luxo, onde marcas como Mercedes-Benz Maybach predominam.

O lançamento oficial do ET9 ocorreu no Nio Day 2024, em 21 de dezembro de 2024, com um preço inicial de 788.000 yuan (aproximadamente US$ 108.490), incluindo a bateria, tornando-se o modelo mais caro da Nio. Assim como os demais modelos da marca, o ET9 pode ser adquirido no modo BaaS (Battery as a Service), que reduz o valor de aquisição. Nesta modalidade, o preço inicial do ET9 é de 660.000 yuan, com uma taxa mensal de aluguel da bateria de 1.128 yuan.

O ET9 é o primeiro modelo equipado com o chip de direção autônoma Shenji NX9031, desenvolvido pela Nio e baseado em um processo de 5 nm. A empresa revelou o chip no Nio Day 2023 e anunciou, em um evento tecnológico em 27 de julho de 2024, que o chip havia sido produzido com sucesso.

Nio inicia entregas do sedan ET9, seu modelo top de linha
Crédito da imagem: Nio

Atualmente, os modelos da marca Nio vêm de fábrica com quatro chips Nvidia Orin, e a potência de computação total do sistema de direção inteligente é de 1.016 TOPS. O primeiro modelo da submarca Onvo, o L60, utiliza um chip Nvidia Orin X com uma potência de computação de 254 TOPS. A BYD firma acordo de distribuição de peças com a italiana intergea. A Tesla se prepara para entrar no mercado da Arábia Saudita em abril.

A Nio não divulgou a potência de computação específica do chip Shenji NX9031, mas afirmou que ele equivale a quatro chips de direção inteligente convencionais. O ET9 utiliza dois chips Shenji NX9031. A Nio anuncia emissão de ações para impulsionar P&D e fortalecer balanço financeiro.

No mês passado, William Li informou que a marca Nio lançará as versões renovadas do ET5, ET5 Touring, ES6 e EC6 ainda este ano, e que elas utilizarão o chip de direção autônoma Shenji.

Segundo Li, o uso dos chips Shenji pode gerar uma economia de cerca de 10.000 yuan por carro em comparação com os quatro chips Nvidia Orin utilizados anteriormente nesses modelos.

O sistema de chassi inteligente SkyRide é outro destaque do ET9, descrito pela Nio como a primeira suspensão hidráulica totalmente ativa integrada do mundo. A empresa afirma que o sistema de suspensão permite o ajuste instantâneo de rigidez, amortecimento e altura, resultando em maior conforto e segurança. A Lexus NX 450h+ chega ao Brasil para disputar mercado de SUVs híbridos plug-in.

Recentemente, a Nio divulgou um vídeo demonstrando a segurança do ET9 em situações extremas, como estouros de pneus em alta velocidade.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.