A Nio anunciou uma nova parceria com a Future Science City Group, empresa estatal de Pequim, para a construção de 100 estações de troca de bateria. O acordo visa expandir a infraestrutura de suporte a veículos elétricos na região, impulsionando a adoção de energias renováveis.
Este é o segundo acordo do tipo firmado pela Nio com uma empresa estatal para a construção de 100 estações de troca de baterias. O anúncio foi feito por Li Hong Qin, cofundador e presidente da Nio, destacando a importância da colaboração para o futuro da empresa.

“Na semana passada, firmamos uma cooperação estratégica com a CATL para construir a maior rede de troca de baterias do mundo. Hoje, temos o apoio da Future Science City”, afirmou Qin.
A Future Science City Group é controlada em 86,06% pela Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais do Distrito de Changping, em Pequim. Entre 2019 e 2023, a empresa recebeu aproximadamente 50 bilhões de RMB em financiamento governamental, conforme relatório da Fitch Ratings de abril de 2024.
Em 23 de outubro de 2024, a Nio Power, divisão de energia da Nio, já havia firmado um acordo de cooperação com o Wuhan Shouyi Scientific Innovation Investment Group, uma empresa estatal de Hubei que aderiu ao programa Power Up Partners da Nio. O objetivo era construir em conjunto 100 estações em Hubei, oferecendo serviços de troca de bateria e carregamento, fortalecendo a rede de reabastecimento de energia da província.
O programa Power Up Partners, lançado em 20 de agosto de 2024, visa colaborar com parceiros na construção de infraestrutura de carregamento e troca de bateria, acelerando o desenvolvimento do setor. Empresas como a BYD lançam estações de carregamento com tecnologias inovadoras.

William Li, fundador, presidente e CEO da Nio, mencionou que o financiamento para a construção das estações de troca de bateria da Nio neste ano virá principalmente de parceiros. “Outros construirão as estações, e nós as alugaremos para uso e operação, e avançaremos de acordo com este modelo”, explicou Li.
Atualmente, a Nio possui 3.196 estações de troca de bateria e 25.780 carregadores na China. A empresa também anunciou o programa Power Up Counties em agosto do ano passado, com o objetivo de cobrir todos os mais de 2.300 municípios em 27 regiões administrativas de nível provincial com sua rede de estações de troca de bateria até 31 de dezembro de 2025.
A meta é também ter sua rede de carregamento cobrindo todas as regiões administrativas de nível municipal na China até 30 de junho de 2025. O mercado de veículos elétricos está em constante expansão, com diversas empresas como Xpeng planejando lançar cinco modelos novos e a Neta Auto buscando reestruturação financeira para se manter competitiva.