Notícias

Nio Firefly mira mercado europeu com foco em custo e tecnologia

Com o foco em concorrer diretamente com o BYD Dolphin Mini, Nio Firefly chega à Europa em 2025

Apesar das tentativas de conter a expansão de veículos chineses na Europa, novos modelos projetados especificamente para o mercado europeu continuam a surgir. Um exemplo é o Firefly, da fabricante chinesa Nio, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. O modelo pretende concorrer diretamente com o Renault 5 E-Tech e o BYD Dolphin, entre outros. Curiosamente, o veículo compartilha o nome com a submarca da Nio.

A estreia do Firefly na Europa deve começar pelo Reino Unido, um país que não impõe tarifas adicionais sobre carros elétricos chineses. Na China, onde já é possível encomendá-lo, o Firefly tem um preço de cerca de 20 mil euros. Segundo Kris Tomasson, diretor de design da Nio, o carro foi concebido para se destacar da concorrência.

Nio lança Firefly, seu compacto elétrico, com foco inicial no mercado chinês
Foto: Divulgação

Para viabilizar a entrada do Firefly no mercado europeu, a Nio pretende colaborar com parceiros locais. No entanto, o modelo enfrentará as novas tarifas impostas pela União Europeia aos veículos elétricos chineses. William Li, CEO da Nio, afirmou que a marca Firefly “é uma forma de a Nio servir um público mais vasto” e atrair novos clientes, incluindo os mais jovens.

Li reconheceu que as tarifas terão um impacto no Firefly, declarando: “Se não houvesse tarifas, teria definitivamente mais chances no mercado”. Apesar disso, ele se mostrou confiante na competitividade do produto, ressaltando que o Firefly “é um produto desenvolvido com verdadeiras tecnologias de veículos elétricos inteligentes, nas quais a Nio investe há uma década.”

Uma das estratégias para reduzir custos é o investimento em estações de troca de baterias. A Nio planeja acelerar a construção dessas estações na Europa, com projetos mais simples que economizam tempo e dinheiro. Segundo Li, as estações de troca para o Firefly custarão um terço menos do que as estações usadas para os modelos da Nio na Europa.

Firefly interior exposed with steering column-mounted screen
Steering wheel column-mounted screen.

Resta saber se o Firefly será oferecido exclusivamente com a opção de troca de baterias ou se haverá versões com carregamento convencional.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.