Apesar das tentativas de conter a expansão de veículos chineses na Europa, novos modelos projetados especificamente para o mercado europeu continuam a surgir. Um exemplo é o Firefly, da fabricante chinesa Nio, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. O modelo pretende concorrer diretamente com o Renault 5 E-Tech e o BYD Dolphin, entre outros. Curiosamente, o veículo compartilha o nome com a submarca da Nio.
A estreia do Firefly na Europa deve começar pelo Reino Unido, um país que não impõe tarifas adicionais sobre carros elétricos chineses. Na China, onde já é possível encomendá-lo, o Firefly tem um preço de cerca de 20 mil euros. Segundo Kris Tomasson, diretor de design da Nio, o carro foi concebido para se destacar da concorrência.
Para viabilizar a entrada do Firefly no mercado europeu, a Nio pretende colaborar com parceiros locais. No entanto, o modelo enfrentará as novas tarifas impostas pela União Europeia aos veículos elétricos chineses. William Li, CEO da Nio, afirmou que a marca Firefly “é uma forma de a Nio servir um público mais vasto” e atrair novos clientes, incluindo os mais jovens.
Li reconheceu que as tarifas terão um impacto no Firefly, declarando: “Se não houvesse tarifas, teria definitivamente mais chances no mercado”. Apesar disso, ele se mostrou confiante na competitividade do produto, ressaltando que o Firefly “é um produto desenvolvido com verdadeiras tecnologias de veículos elétricos inteligentes, nas quais a Nio investe há uma década.”
Uma das estratégias para reduzir custos é o investimento em estações de troca de baterias. A Nio planeja acelerar a construção dessas estações na Europa, com projetos mais simples que economizam tempo e dinheiro. Segundo Li, as estações de troca para o Firefly custarão um terço menos do que as estações usadas para os modelos da Nio na Europa.
Resta saber se o Firefly será oferecido exclusivamente com a opção de troca de baterias ou se haverá versões com carregamento convencional.