A Firefly, empresa apoiada pela Nio, divulgou novas fotos e detalhes do seu aguardado veículo elétrico (EV), com lançamento previsto para abril na China. A revelação surge cerca de dois meses após a divulgação inicial de informações sobre o modelo.
A Nio abriu a pré-venda do Firefly durante o Nio Day em 21 de dezembro de 2024, com um preço estimado de 148.800 yuan (aproximadamente R$ 108.000). Os clientes chineses podem garantir a reserva com um depósito de 199 yuan (cerca de R$ 145).

O Firefly se destaca visualmente, com um conjunto de três luzes circulares em cada canto, criando uma identidade única. Tanto os faróis quanto as lanternas traseiras apresentam acabamento preto que interliga as luzes, conferindo um visual unificado.
Outros elementos de design incluem uma sutil curvatura na parte inferior das portas, maçanetas ocultas e um spoiler traseiro preto, que adiciona um toque de estilo quando combinado com o teto preto do veículo. As novas fotos revelam que o Firefly poderá ser equipado com elegantes rodas multi-raios, cujas dimensões ainda não foram divulgadas.

Embora a Nio ainda não tenha divulgado fotos oficiais do interior do Firefly, imagens anteriores revelaram um painel de instrumentos digital montado na coluna de direção, além de uma grande tela horizontal de infoentretenimento, provavelmente com 12,8 polegadas, semelhante a outros modelos da Nio.
O Firefly será o segundo modelo da Nio a apresentar um *frunk* (porta-malas dianteiro), com capacidade de 92 litros. O espaço do porta-malas traseiro, por sua vez, oferece 1.250 litros com os bancos traseiros rebatidos. A capacidade com os bancos traseiros em uso não foi informada.
Em relação às dimensões, o Firefly mede 4003 mm de comprimento, 1781 mm de largura e 1557 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2615 mm. Para comparação, é semelhante ao Mini Cooper de 5 portas (4036/1727/1425mm).

O Firefly suportará a tecnologia de troca de bateria da Nio, permitindo que a bateria seja trocada, carregada e atualizada. A bateria é uma unidade de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 42,1 kWh da Sunwoda, proporcionando uma autonomia de 420 km no ciclo CLTC.
A bateria alimenta um motor elétrico de 105 kW (140 hp). Ao contrário do Mini Cooper de 5 portas com tração dianteira, o Firefly tem tração traseira, semelhante ao Honda e. Assim como o Honda e, o Firefly também possui uma distribuição de peso frontal/traseira próxima de 50:50.

Segundo o CEO da Firefly, Daniel Jin, o Firefly foi projetado como um EV global e competirá com marcas estabelecidas como Mini e Smart, embora a um preço mais acessível. Ele também acrescentou que a marca deverá entrar no mercado europeu no segundo trimestre de 2025, seguido pelos mercados da América Latina e do Sudeste Asiático.
Com tantos lançamentos de veículos elétricos previstos, vale a pena acompanhar as novidades, como o Xpeng G6 2025 que foi lançado na China, e as estratégias de mercado, como a da Toyota que hesita em lançar carro elétrico acessível na Europa.