A Nio, fabricante chinesa de carros elétricos, anunciou uma nova fase de expansão na Europa, adotando um modelo de vendas baseado em distribuidores para acelerar seu crescimento no continente. A partir de 2025, a marca chega a Portugal, Grécia, Chipre e Bulgária, além de ampliar sua atuação na Dinamarca, onde já está presente desde 2022.
Nesses mercados, a Nio oferecerá cinco modelos: os SUVs EL6 (ex-ES6) e EL8 (ex-ES8), o sedã ET5, a station wagon ET5 Touring (ex-ET5T) e o Firefly, o primeiro veículo da nova submarca de entrada, que também leva esse nome.
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Em Portugal, a empresa firmou parceria com o JAP Group, um dos grupos mais tradicionais do setor automotivo no país, com mais de 120 anos de atuação. As operações começam em 2025.
Na Grécia, o parceiro será o Motodynamics Group, com início das vendas também em 2025. A expansão para Chipre e Bulgária acontece na sequência, em 2026.
Na Dinamarca, onde a Nio vendia diretamente, o modelo de negócios passará a ser via distribuidores. O Nic Christiansen Group, referência em mobilidade na região nórdica, assumirá as operações, com entregas a partir de 2025.
Segundo a Nio, a parceria com distribuidores locais tem como objetivo oferecer uma experiência mais personalizada, alinhada às demandas de cada mercado.
Essa estratégia de expansão não é nova. No ano passado, a Nio já havia anunciado sua entrada em outros mercados europeus, como Áustria, Bélgica, Polônia, Hungria, Luxemburgo, Romênia e República Tcheca, também por meio de distribuidores.
A mudança reflete um ajuste na estratégia global da marca, que desde 2023 começou a substituir o modelo de vendas diretas pela atuação em parceria com redes locais. Essa estratégia é crucial, visto que a Zeekr atinge marcas impressionantes de produção na China.
A Nio estreou fora da China em setembro de 2021, começando pela Noruega. Depois, expandiu-se para Alemanha, Holanda, Suécia e Dinamarca, inicialmente com vendas diretas.
Agora, a aposta em distribuidores busca acelerar a expansão e tornar os custos operacionais mais eficientes, além de aproximar a marca dos clientes europeus. Essa colaboração ocorre em um momento em que a Xiaomi acelera o desenvolvimento de baterias de estado sólido.
A empresa afirma que esse movimento reforça seu conceito de “empresa de usuário”, focada em oferecer não só produtos, mas também serviços e experiências que superem as expectativas dos consumidores. Enquanto isso, outras empresas como a RoboSense alcançam marcos significativos no setor automotivo global.