A Nio, fabricante de veículos elétricos (VE), confirmou que as entregas de seu sedan executivo de luxo, o ET9, começarão no final de março. William Li, fundador, presidente e CEO da Nio, fez o anúncio através do Weibo, convidando Richard Yu, diretor administrativo e presidente da unidade de soluções de veículos inteligentes da Huawei, para experimentar o modelo.
O convite de Li ocorre após Yu elogiar publicamente o Nio ET9 em um evento, destacando seu desempenho de segurança. A Nio respondeu compartilhando um vídeo demonstrando a capacidade do ET9 de manter a estabilidade mesmo com a perda simultânea dos pneus dianteiro e traseiro do mesmo lado em altas velocidades.
Desempenho em Situações Extremas:
O vídeo divulgado pela Nio mostra o ET9 superando desafios complexos, incluindo:
- Estabilidade em linha reta a mais de 150 km/h com pneus dianteiro e traseiro do mesmo lado furados.
- Controle em curvas a mais de 80 km/h, também com a perda dos pneus de um lado.
Anteriormente, durante o lançamento do ET9 no Nio Day 2024, William Li já havia demonstrado a segurança do sedan em caso de estouro de um pneu traseiro a 160 km/h em linha reta e a 80 km/h em curvas.
Richard Yu, da Huawei, elogiou o teste de estouro de pneu traseiro do ET9 durante o lançamento, afirmando que “William Li, da Nio, demonstrou o desempenho do ET9 em caso de estouro de pneu traseiro em seu lançamento e eles fizeram um ótimo trabalho. Na indústria automotiva chinesa, todos estão trabalhando duro.” No entanto, Yu também ressaltou que o Maextro S800, novo sedan da parceria Huawei-JAC, superou um desafio ainda maior: o estouro de um pneu dianteiro a 120 km/h.
Em resposta, William Li convidou Yu a realizar testes de estouro de pneus em conjunto, demonstrando a competitividade e o espírito de inovação no setor de veículos elétricos na China. Yu, por sua vez, convidou Li para o evento de lançamento do Maextro S800 em maio, declarando: “A tecnologia é a base da HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance) e o que nossos usuários e os tempos exigem de nós, damos as boas-vindas à Nio para se juntar a nós na perseguição mútua na pista da inovação!“
O Nio ET9 foi lançado com um preço inicial de RMB 788.000 (aproximadamente US$ 108.820), incluindo o pacote de baterias. Uma edição limitada, com apenas 999 unidades, foi oferecida por RMB 818.000, mas esgotou rapidamente. A Nio também oferece o ET9 sob seu plano BaaS (Battery as a Service), com preços a partir de RMB 660.000 e uma taxa mensal de aluguel de bateria de RMB 1.128. BYD acredita que carros elétricos chineses estão 3 a 5 anos à frente do resto do mundo em tecnologia.
A Deutsche Bank projeta vendas de 1.500 unidades do Nio ET9 por mês.