Analistas de mercado automotivo na China preveem que a Nio alcance o ponto de equilíbrio financeiro em seu serviço de troca de baterias até o final de 2026. A expectativa é impulsionada pelo aumento nas vendas de veículos da marca e pela crescente adesão ao modelo de aluguel de baterias.
Em relatório, a equipe do analista Qi Tianxiang, da corretora Western Securities, destacou que o principal desafio do serviço de troca de baterias reside no baixo número de utilizações diárias por estação, o que dificulta a cobertura dos custos operacionais e de depreciação.
A análise aponta que, com o aumento da frota da Nio e a popularização do aluguel de baterias, o número de trocas por estação deve crescer significativamente. A projeção é que cada estação realize, em média, 61 trocas por dia até o final de 2026, viabilizando o equilíbrio financeiro do serviço. A Nio inaugura primeira estação de troca de baterias no Oriente Médio e Norte da África.
Em novembro de 2024, o CFO da Nio, Stanly Qu, mencionou que uma estação de troca de baterias se torna rentável ao realizar entre 60 e 70 trocas por dia.
William Li, fundador, presidente e CEO da Nio, informou em fevereiro que o desempenho das estações de troca de baterias em Xangai está próximo da lucratividade. Shen Fei, vice-presidente da Nio para o setor de energia, complementou que a empresa já oferece mais de 9.000 trocas de baterias por dia em Xangai, com a meta de alcançar 10.000 em breve. “Posso afirmar com segurança que, na grande maioria dos locais em Xangai, é possível obter lucro ao construir uma estação de troca de baterias”, declarou Shen.
A Nio possui atualmente 3.131 estações de troca de baterias na China, sendo 183 delas localizadas em Xangai, segundo dados do site CnEVPost.
Além da expectativa de equilíbrio financeiro no serviço de troca de baterias, os analistas da Western Securities preveem uma melhora significativa nos resultados financeiros da Nio em 2025. A expectativa é que as vendas de veículos da Nio cresçam nos próximos dois anos, impulsionadas tanto pela marca principal quanto pelas submarcas Onvo e Firefly.
A Onvo, focada em um segmento de preço mais acessível, deve apresentar um crescimento acelerado com o lançamento de novos modelos. A Onvo L90 da Nio desafia Li Auto L9 em nova imagem comparativa, aproveitando a expansão do mercado de veículos elétricos a bateria (BEV) nessa faixa de preço. A Firefly também deverá contribuir para o aumento das vendas.
Espera-se que as margens de lucro da Nio no setor automotivo melhorem consideravelmente com o aumento do volume de produção e a utilização de novas plataformas.
A administração da Nio declarou, em teleconferência em novembro de 2024, ter confiança em dobrar as vendas em 2025 e alcançar a lucratividade em 2026. Isso significa que a Nio espera entregar cerca de 440.000 veículos em 2025.
Em 2024, a Nio entregou 221.970 veículos, incluindo 201.209 da marca principal Nio e 20.761 da submarca Onvo.
Os analistas da Western Securities estimam que a Nio entregará 430.000 veículos em 2025 e 563.000 em 2026, representando um crescimento anual de 94% e 31%, respectivamente.
As ações da Nio registraram uma alta expressiva nos Estados Unidos, com um aumento de 10,54%, fechando a US$4,72. No mercado de Hong Kong, as ações da Nio continuaram a trajetória de alta, com um aumento de mais de 10%, atingindo HK$38,35. No acumulado do ano, as ações da Nio já subiram cerca de 12% em Hong Kong.