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Nio enfrenta prejuízo líquido recorde no 4º trimestre de 2024

Apesar do prejuízo expressivo de 7,11 bilhões de yuans, a Nio reportou uma leve melhora na margem bruta

A fabricante de veículos elétricos Nio divulgou um prejuízo líquido recorde de 7,11 bilhões de yuans (US$ 974 milhões) no quarto trimestre de 2024. O aumento de 32,5% em relação ao ano anterior e de 40,6% em comparação com o terceiro trimestre foi impulsionado pelo aumento das despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A), que atingiram um novo patamar.

Apesar do prejuízo expressivo, a Nio reportou uma melhora discreta na margem bruta. A receita do quarto trimestre ficou em 19,7 bilhões de yuans, próxima à extremidade inferior da previsão anterior, que variava de 19,68 bilhões a 20,38 bilhões de yuans. Esse valor representa um aumento de 15,2% em relação ao ano anterior e de 5,5% em relação ao trimestre anterior.

Nio enfrenta prejuízo líquido recorde no 4º trimestre de 2024
Crédito da imagem: CnEVPost

As vendas de veículos no quarto trimestre geraram uma receita de 17,48 bilhões de yuans, um aumento de 13,2% ano a ano e de 4,7% em relação ao trimestre anterior. A empresa atribuiu o aumento das vendas ao crescimento nas entregas, parcialmente compensado por uma diminuição no preço médio de venda devido a mudanças no mix de produtos.

Desempenho operacional

No quarto trimestre de 2024, a Nio entregou um recorde de 72.689 veículos, dentro da faixa de orientação de 72.000 a 75.000 veículos. Isso representa um aumento de 45,25% em relação ao ano anterior e de 17,52% em comparação com o terceiro trimestre. Assim como a Xiaomi mira venda de 350 mil veículos elétricos na China, a Nio busca expandir sua presença no mercado.

Outras vendas totalizaram 2,23 bilhões de yuans no quarto trimestre, um aumento de 33,8% ano a ano e de 12,7% em relação ao terceiro trimestre. O crescimento foi impulsionado pelo aumento nas vendas de peças e serviços automotivos de pós-venda e pela oferta de soluções de energia, bem como pelo aumento da receita de serviços de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia.

O custo das vendas no quarto trimestre foi de 17,39 bilhões de yuans, um aumento de 9,9% ano a ano e de 4,4% em comparação com o terceiro trimestre. A Nio explicou que o aumento no custo das vendas foi principalmente atribuído ao aumento no volume de entregas, mas parcialmente compensado por uma diminuição nos custos de materiais por veículo.

O lucro bruto do quarto trimestre foi de 2,31 bilhões de yuans, um aumento de 80,5% ano a ano e de 15,0% em relação ao trimestre anterior. A margem bruta para o quarto trimestre de 2024 foi de 11,7%, em comparação com 7,5% para o quarto trimestre de 2023 e 10,7% para o terceiro trimestre de 2024.

A Nio destacou que o aumento na margem bruta em comparação com o terceiro trimestre de 2024 foi principalmente devido às margens de lucro relativamente altas do aumento das vendas da prestação de serviços de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e peças, acessórios e serviços de veículos pós-venda.

A margem do veículo no quarto trimestre de 2024 foi de 13,1%, em comparação com 11,9% no quarto trimestre de 2023 e 13,1% no terceiro trimestre de 2024. O aumento na margem do veículo em comparação com o quarto trimestre de 2023 foi principalmente devido a uma diminuição nos custos unitários de material.

Despesas e liquidez

As despesas de P&D para o quarto trimestre de 2024 foram de 3,64 bilhões de yuans, uma diminuição ano a ano de 8,5% e um aumento de 9,6% em comparação com o terceiro trimestre.

As despesas de SG&A para o quarto trimestre de 2024 foram um recorde de 4,88 bilhões de yuans, um aumento de 22,8% ano a ano e de 18,7% em relação ao trimestre anterior. A empresa justificou o aumento nas despesas de SG&A principalmente ao aumento nas atividades de vendas e marketing para novas marcas e produtos, bem como ao aumento nos custos de pessoal relacionados à expansão da rede de vendas e serviços da empresa.

Em 31 de dezembro de 2024, a Nio possuía caixa e equivalentes de caixa, caixa restrito, investimento de curto prazo e depósitos a prazo de longo prazo totalizando 41,9 bilhões de yuans.

A Nio observou em seu relatório financeiro que seus passivos circulantes excederam os ativos circulantes em 31 de dezembro de 2024, mas que tinha fundos suficientes para apoiar suas operações nos próximos 12 meses.

Para o primeiro trimestre, a Nio projeta entregar entre 41.000 e 43.000 veículos, representando um crescimento ano a ano de cerca de 36,4% a 43,1%. A receita do primeiro trimestre deverá ficar entre 12,37 bilhões e 12,86 bilhões de yuans, representando um crescimento ano a ano de cerca de 24,8% a 29,8%.

Onvo alcança margem positiva

A submarca da Nio, Onvo, alcançou uma margem de veículo positiva no estágio inicial de produção. O primeiro modelo da Onvo, o SUV elétrico L60, foi lançado oficialmente em 19 de setembro de 2024, com as entregas começando em 28 de setembro. A GM e Hyundai estudam parceria para produção de veículos elétricos, mostrando o crescente interesse no mercado de veículos elétricos.

A teleconferência de resultados começou com um discurso preparado pelo fundador, presidente e CEO da Nio, William Li. Assim como a Xpeng planeja bonificar CEO com 28,5 milhões de ações atreladas ao desempenho da empresa, a liderança é fundamental para o sucesso da Nio no mercado competitivo.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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