A Nio ultrapassou a marca de 70 milhões de serviços de troca de bateria, um marco alcançado em menos de quatro meses após atingir os 60 milhões. A fabricante chinesa de veículos elétricos (VE) anunciou que o 70 milionésimo serviço foi realizado às 11h47min33s do dia 1º de abril.
Desde março, a Nio tem realizado uma média de 88.000 trocas de bateria por dia. Segundo a empresa, a cada 1,02 segundos, um veículo recebe uma bateria totalmente carregada em uma de suas estações de troca. A empresa, que também possui a submarca Firefly, revela opções de cores e data de lançamento de seus veículos Firefly, submarca da Nio, revela opções de cores e data de lançamento.

O serviço já forneceu cumulativamente aos usuários mais de 3,7 bilhões de kWh de energia, o suficiente para abastecer mais de 1,85 milhão de residências por um ano, de acordo com a Nio. Além disso, quase 60% da energia adicionada aos veículos dos clientes da Nio provém das estações de troca de bateria.
A utilização do serviço de troca de baterias já economizou aos usuários cerca de 58,2 milhões de horas em comparação com o uso de instalações de carregamento público, uma média de 124 horas por usuário.
Em comparação com veículos a gasolina tradicionais da mesma classe, o serviço de troca de bateria gerou uma economia cumulativa de aproximadamente RMB 18,3 bilhões de yuans (US$ 2,5 bilhões) em custos de energia, uma média de RMB 39.000 yuans por usuário. A Nio destaca que o custo dos serviços de troca de bateria é apenas um décimo do custo de reabastecimento.
Atualmente, a Nio possui 3.239 estações de troca de bateria na China, das quais 976 estão localizadas ao longo de rodovias, conforme indicado em seu mapa de carregamento. A empresa também opera 2.756 estações de super carregamento, fornecendo 12.746 super carregadores, e 1.724 estações de carregamento de destino, com 13.211 pontos de carregamento.
Outras empresas, como a Zeekr, também estão investindo em infraestrutura, apresentando um novo carregador ultrarrápido de 1,2 MW, superando a BYD Zeekr apresenta novo carregador ultrarrápido de 1,2 MW, superando a BYD.
A primeira estação de troca de bateria da Nio foi concluída em Shenzhen em 20 de maio de 2018. A empresa levou 29 meses para completar o primeiro milhão de trocas de bateria. Em 4 de julho de 2022, o serviço atingiu a marca de 10 milhões.
Em 18 de março, a Nio anunciou uma nova parceria com sua fornecedora de baterias CATL (SHE: 300750) para construir em conjunto a maior rede de serviços de troca de bateria do mundo. A Nio também iniciou as entregas do sedan ET9, seu modelo top de linha Nio inicia entregas do sedan ET9, seu modelo top de linha.