A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência de segurança rodoviária dos Estados Unidos, iniciou uma investigação sobre o sistema de frenagem automática de emergência (AEB) de mais de 290 mil veículos Honda. A apuração foi motivada por relatos de acionamentos indevidos do sistema, que levaram a acidentes e ferimentos.
A investigação, que começou com uma avaliação preliminar, foi elevada para uma análise de engenharia pelo Office of Defects Investigation (ODI). O objetivo é determinar a extensão, a frequência e as possíveis consequências relacionadas à segurança do problema. A NHTSA afirma ter conhecimento de pelo menos três acidentes e incêndios que podem estar ligados a falhas no sistema AEB.
Os modelos sob investigação são o Honda Insight (2019-2022) e o Honda Passport (2019-2023). A agência de segurança recebeu 412 relatos que podem estar relacionados ao problema. A Honda alega que alguns clientes podem ter um “entendimento inadequado do sistema AEB e suas limitações”. Reclamações junto ao ODI apontam que concessionárias Honda não conseguiram reproduzir as falhas e que o acionamento falso é “considerado uma operação normal do AEB”.
Contudo, a NHTSA discorda da avaliação da Honda, afirmando que o acionamento do AEB sem obstáculos na via não é um comportamento normal e aumenta o risco de acidentes. A investigação atual abrange 295.125 veículos e já rastreou 106 incidentes relacionados ao problema, incluindo oito ferimentos e três acidentes. Alguns desses acidentes resultaram em incêndios, embora os detalhes ainda não estejam claros. A análise de engenharia é o passo final antes que a NHTSA possa forçar a Honda a emitir um recall.
É importante ressaltar que esta não é a primeira investigação da NHTSA envolvendo sistemas AEB da Honda. No ano passado, o ODI iniciou uma análise de engenharia sobre quase 3 milhões de veículos Accord, Accord Hybrid, CR-V e CR-V Hybrid (anos 2017-2022), com sistemas AEB que também apresentavam acionamentos sem causa aparente.