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NHTSA investiga sistema de frenagem automática da Honda após relatos de falhas nos EUA

Após relatos de falhas no sistema de frenagem automática de emergência em veículos da Honda, a NHTSA, agência de segurança rodoviária dos Estados Unidos, iniciou uma investigação sobre os casos

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência de segurança rodoviária dos Estados Unidos, iniciou uma investigação sobre o sistema de frenagem automática de emergência (AEB) de mais de 290 mil veículos Honda. A apuração foi motivada por relatos de acionamentos indevidos do sistema, que levaram a acidentes e ferimentos.

A investigação, que começou com uma avaliação preliminar, foi elevada para uma análise de engenharia pelo Office of Defects Investigation (ODI). O objetivo é determinar a extensão, a frequência e as possíveis consequências relacionadas à segurança do problema. A NHTSA afirma ter conhecimento de pelo menos três acidentes e incêndios que podem estar ligados a falhas no sistema AEB.

NHTSA investiga sistema de frenagem automática da Honda após relatos de falhas nos EUA
Foto:: Honda/Reprodução

Os modelos sob investigação são o Honda Insight (2019-2022) e o Honda Passport (2019-2023). A agência de segurança recebeu 412 relatos que podem estar relacionados ao problema. A Honda alega que alguns clientes podem ter um “entendimento inadequado do sistema AEB e suas limitações”. Reclamações junto ao ODI apontam que concessionárias Honda não conseguiram reproduzir as falhas e que o acionamento falso é “considerado uma operação normal do AEB”.

Contudo, a NHTSA discorda da avaliação da Honda, afirmando que o acionamento do AEB sem obstáculos na via não é um comportamento normal e aumenta o risco de acidentes. A investigação atual abrange 295.125 veículos e já rastreou 106 incidentes relacionados ao problema, incluindo oito ferimentos e três acidentes. Alguns desses acidentes resultaram em incêndios, embora os detalhes ainda não estejam claros. A análise de engenharia é o passo final antes que a NHTSA possa forçar a Honda a emitir um recall.

É importante ressaltar que esta não é a primeira investigação da NHTSA envolvendo sistemas AEB da Honda. No ano passado, o ODI iniciou uma análise de engenharia sobre quase 3 milhões de veículos Accord, Accord Hybrid, CR-V e CR-V Hybrid (anos 2017-2022), com sistemas AEB que também apresentavam acionamentos sem causa aparente.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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