A montadora chinesa Neta, que enfrentava dificuldades financeiras, anunciou ter recebido um investimento de 6 bilhões de yuan (aproximadamente 818,8 milhões de dólares). Este aporte permitiu que a empresa quitasse salários atrasados e retomasse a produção em suas fábricas.
No decorrer de 2024, a Neta enfrentou diversos problemas, incluindo cortes de salários e a interrupção da produção em sua planta de Tongxiang, com capacidade anual de 200 mil unidades. Em dezembro de 2024, o fundador e presidente da empresa, Fang Yunzhou, assumiu o cargo de CEO em substituição a Zhang Yong.
As vendas da Neta no mercado interno chinês apresentaram queda no final de 2024, com apenas 237 unidades vendidas em dezembro, representando uma redução de 88,3% em relação ao ano anterior.
No total, a montadora comercializou 61.592 veículos entre janeiro e dezembro de 2024, um decréscimo de 40,2% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados do China EV DataTracker. Apesar disso, Fang Yunzhou declarou que a margem de lucro bruta da empresa deve se tornar positiva em 2025 e que a Neta espera alcançar lucratividade em 2026.
O recente investimento de 6 bilhões de yuan, conforme reportado pelo DoNews, contou com a participação de empresas estatais e da CATL, maior fabricante de baterias do mundo. Um funcionário da Neta confirmou o pagamento de seus salários atrasados, embora não tenha sido formalmente informado sobre o aporte financeiro.
A parceria entre Neta e CATL já havia sido estabelecida em janeiro de 2023, quando a Neta se tornou a primeira montadora a firmar um acordo para utilizar a plataforma Bedrock da CATL. O crossover Neta L, inclusive, é um dos primeiros modelos a adotar a nova bateria de sódio Freevoy da CATL, dedicada a veículos híbridos plug-in.
Segundo outro funcionário, a Neta realizou ajustes internos para normalizar suas operações, priorizando a produção de veículos e o fornecimento de peças de reposição. Atualmente, a empresa está encerrando suas lojas de operação direta na China, concentrando-se em sua rede de concessionárias.
Foco no Mercado Internacional
No dia 17 de janeiro, a Neta realizou sua segunda conferência de investidores e distribuidores internacionais, anunciando que irá concentrar seus esforços no mercado externo em 2025, com o objetivo de dobrar suas vendas. No ano passado, a montadora vendeu 30 mil unidades fora da China, e sua meta atual é alcançar 60 mil veículos.
A estratégia da Neta é que, nos próximos dois a três anos, metade de suas vendas seja destinada ao mercado interno e a outra metade ao mercado global. A empresa busca mercados estrangeiros para fugir da forte concorrência de preços no mercado chinês.
Atualmente, a Neta possui mais de 180 canais de vendas em cerca de 40 países no Sudeste Asiático e na América Central e do Sul. No entanto, há informações de que a Neta estaria planejando demitir 400 funcionários em sua fábrica na Tailândia devido à desaceleração da produção, conforme noticiado pelo The Nation. A situação atual da primeira fábrica da marca no exterior ainda não foi esclarecida.