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Neta Aya: Problemas com bateria reduzem autonomia para 40 km

Uma proprietária de um Neta Aya, modelo elétrico da fabricante chinesa Neta, enfrenta sérios problemas com a bateria de seu veículo, adquirido há cerca de um ano e meio. Segundo informações da mídia chinesa, a Sra. He, moradora da província de Zhejiang, relata que a autonomia do carro caiu drasticamente para apenas 40 km por carga, um contraste enorme com os 401 km anunciados pela montadora na época da compra.

A situação se agravou após uma recente onda de frio, quando a autonomia do Neta Aya despencou para cerca de 60 km. A proprietária procurou assistência da Neta, visto que a concessionária onde adquiriu o veículo havia fechado. Ao levar o carro para a oficina da Neta 4S em Anji, foi informada de que a bateria havia falhado e precisaria ser substituída. O problema é que a peça não está disponível no estoque, impossibilitando o reparo imediato.

Uma proprietária de um Neta Aya, modelo elétrico da fabricante chinesa Neta, enfrenta sérios problemas com a bateria de seu veículo, adquirido há cerca de um ano e meio. Segundo informações da mídia chinesa, a Sra. He, moradora da província de Zhejiang, relata que a autonomia do carro caiu drasticamente para apenas 40 km por carga, um contraste enorme com os 401 km anunciados pela montadora na época da compra.
Foto: Divulgação

A proprietária também mencionou que, anteriormente, uma carga da bateria era suficiente para três ou quatro dias de uso, mas agora não consegue sequer percorrer o trajeto de 42 km de ida e volta para o trabalho. A concessionária não conseguiu fornecer uma previsão para o reparo, indicando apenas que a substituição da bateria só ocorrerá no próximo ano, sem especificar se após o Ano Novo Chinês ou não. A concessionária entrou em contato com a fabricante diversas vezes, mas a resposta é sempre a mesma: a bateria está em falta.

Como forma de amenizar o problema, a Neta ofereceu à Sra. He um veículo substituto, descrito como “daibuche” em chinês. Essa categoria engloba desde veículos para mobilidade de idosos até scooters e veículos elétricos de baixa velocidade, o que não necessariamente oferece o mesmo conforto do Neta Aya.

A Sra. He escalou o problema para o responsável pelo atendimento ao cliente e manutenção da Neta em nível nacional, mas obteve uma resposta similar, sem previsão para a disponibilidade da bateria.

Uma proprietária de um Neta Aya, modelo elétrico da fabricante chinesa Neta, enfrenta sérios problemas com a bateria de seu veículo, adquirido há cerca de um ano e meio. Segundo informações da mídia chinesa, a Sra. He, moradora da província de Zhejiang, relata que a autonomia do carro caiu drasticamente para apenas 40 km por carga, um contraste enorme com os 401 km anunciados pela montadora na época da compra.
Foto: Divulgação

O Neta Aya, lançado em fevereiro de 2023, é essencialmente uma nova nomenclatura para o antigo Neta V. O modelo está disponível em versões com autonomia de 318 km e 401 km. As versões com menor autonomia utilizam um motor elétrico de 40 kW, enquanto a versão de 401 km utiliza um motor de 70 kW. As dimensões do veículo são 4070 mm de comprimento, 1690 mm de largura e 1540 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2420 mm.

A Neta, marca da Hozon Auto, enfrenta dificuldades recentes, com rumores de problemas financeiros e a possível falência. O fundador, Fang Yunzhou, assumiu o cargo de CEO recentemente numa tentativa de reestruturar a empresa.

A situação do Neta Aya contrasta com o bom momento de outras montadoras chinesas, como a BYD, que tem impulsionado as vendas de elétricos na China.

A Tesla também está investindo no país e, inclusive, iniciou produção experimental de baterias Megapack em Xangai.

Outra montadora que tem se destacado é a Nio, que ultrapassou 30 mil entregas mensais de EVs.

Uma proprietária de um Neta Aya, modelo elétrico da fabricante chinesa Neta, enfrenta sérios problemas com a bateria de seu veículo, adquirido há cerca de um ano e meio. Segundo informações da mídia chinesa, a Sra. He, moradora da província de Zhejiang, relata que a autonomia do carro caiu drasticamente para apenas 40 km por carga, um contraste enorme com os 401 km anunciados pela montadora na época da compra.
Foto: Divulgação

O mercado de elétricos no país tem apresentado um cenário de contrastes, conforme mostramos em Mercado de elétricos na China: vendas de BYD caem, enquanto Nio e Zeekr disparam no fim de ano.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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