Uma proprietária de um Neta Aya, modelo elétrico da fabricante chinesa Neta, enfrenta sérios problemas com a bateria de seu veículo, adquirido há cerca de um ano e meio. Segundo informações da mídia chinesa, a Sra. He, moradora da província de Zhejiang, relata que a autonomia do carro caiu drasticamente para apenas 40 km por carga, um contraste enorme com os 401 km anunciados pela montadora na época da compra.
A situação se agravou após uma recente onda de frio, quando a autonomia do Neta Aya despencou para cerca de 60 km. A proprietária procurou assistência da Neta, visto que a concessionária onde adquiriu o veículo havia fechado. Ao levar o carro para a oficina da Neta 4S em Anji, foi informada de que a bateria havia falhado e precisaria ser substituída. O problema é que a peça não está disponível no estoque, impossibilitando o reparo imediato.
A proprietária também mencionou que, anteriormente, uma carga da bateria era suficiente para três ou quatro dias de uso, mas agora não consegue sequer percorrer o trajeto de 42 km de ida e volta para o trabalho. A concessionária não conseguiu fornecer uma previsão para o reparo, indicando apenas que a substituição da bateria só ocorrerá no próximo ano, sem especificar se após o Ano Novo Chinês ou não. A concessionária entrou em contato com a fabricante diversas vezes, mas a resposta é sempre a mesma: a bateria está em falta.
Como forma de amenizar o problema, a Neta ofereceu à Sra. He um veículo substituto, descrito como “daibuche” em chinês. Essa categoria engloba desde veículos para mobilidade de idosos até scooters e veículos elétricos de baixa velocidade, o que não necessariamente oferece o mesmo conforto do Neta Aya.
A Sra. He escalou o problema para o responsável pelo atendimento ao cliente e manutenção da Neta em nível nacional, mas obteve uma resposta similar, sem previsão para a disponibilidade da bateria.
O Neta Aya, lançado em fevereiro de 2023, é essencialmente uma nova nomenclatura para o antigo Neta V. O modelo está disponível em versões com autonomia de 318 km e 401 km. As versões com menor autonomia utilizam um motor elétrico de 40 kW, enquanto a versão de 401 km utiliza um motor de 70 kW. As dimensões do veículo são 4070 mm de comprimento, 1690 mm de largura e 1540 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2420 mm.
A Neta, marca da Hozon Auto, enfrenta dificuldades recentes, com rumores de problemas financeiros e a possível falência. O fundador, Fang Yunzhou, assumiu o cargo de CEO recentemente numa tentativa de reestruturar a empresa.
A situação do Neta Aya contrasta com o bom momento de outras montadoras chinesas, como a BYD, que tem impulsionado as vendas de elétricos na China.
A Tesla também está investindo no país e, inclusive, iniciou produção experimental de baterias Megapack em Xangai.
Outra montadora que tem se destacado é a Nio, que ultrapassou 30 mil entregas mensais de EVs.
O mercado de elétricos no país tem apresentado um cenário de contrastes, conforme mostramos em Mercado de elétricos na China: vendas de BYD caem, enquanto Nio e Zeekr disparam no fim de ano.