A Neta Auto, montadora de veículos elétricos (VE) que enfrenta desafios operacionais, teria alcançado um acordo significativo com seus credores. A medida pode representar um respiro para a empresa, abrindo caminho para a retomada da produção e atraindo novos investimentos.
Segundo reportagens da mídia local, a Neta Auto firmou um acordo de troca de dívida por participação acionária com 134 fornecedores principais do mercado chinês, totalizando mais de 2 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 275 milhões). O plano visa reduzir o endividamento da empresa, tornando-a mais atraente para potenciais investidores.
De acordo com o plano proposto pela Neta, 70% dos créditos dos fornecedores serão convertidos em participação acionária na Hozon Auto, empresa controladora da Neta. Os 30% restantes serão tratados como dívida sem juros, com o pagamento dividido em 15 parcelas mensais, a partir de maio.
Veículos entregues em 2022 tiveram um aumento de 118,26% em relação a 2021, de acordo com dados compilados pela CnEVPost. Dados como esse mostram a importância de empresas como a BYD no mercado de NEVs.
A proposta da Neta Auto parece ter o apoio de grandes fornecedores, incluindo a CATL (SHE: 300750) e a Gotion High-tech (SHE: 002074), conforme noticiado pela Yicai.
A Hozon Auto, fundada em outubro de 2014, obteve a qualificação para produção de automóveis em abril de 2017. Atualmente, a Neta é a única marca de automóveis da empresa.
Em novembro do ano passado, a Neta realizou demissões em larga escala devido a dificuldades financeiras.
Durante uma reunião de comunicação realizada em março, a Neta propôs reduzir sua dívida para facilitar o progresso de novos financiamentos. Um executivo da Neta teria declarado que a empresa está buscando planos de auto-resgate com os fornecedores para superar as dificuldades em conjunto.
Fontes internas indicam que os ativos fixos da empresa são insuficientes para quitar suas dívidas, tornando o novo financiamento essencial para a sua sobrevivência. Estima-se que as dívidas totais da Neta cheguem a quase 10 bilhões de yuans, com cerca de dois terços devidos a fornecedores.
Apesar dos desafios no mercado interno, a Neta Auto continua expandindo suas operações no exterior. A empresa participou recentemente do 46º Salão Internacional do Automóvel de Bangkok, na Tailândia, com o objetivo de vender mais de 10.000 veículos anualmente no mercado local, com dois modelos.
A expansão para outros mercados é uma estratégia comum, como vemos em “Fábrica da Xiaomi atrai jovens chineses em busca de experiências inovadoras“. Além disso, a Neta anunciou ter garantido uma linha de crédito de 10 bilhões de baht (US$ 294 milhões) de uma instituição financeira tailandesa.