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Neta Auto busca reestruturação financeira com acordo de troca de dívida

A medida pode representar um respiro para a empresa. A Neta Auto, que enfrentou desafios operacionais, teria um acordo significativo com seus credores

A Neta Auto, montadora de veículos elétricos (VE) que enfrenta desafios operacionais, teria alcançado um acordo significativo com seus credores. A medida pode representar um respiro para a empresa, abrindo caminho para a retomada da produção e atraindo novos investimentos.

Segundo reportagens da mídia local, a Neta Auto firmou um acordo de troca de dívida por participação acionária com 134 fornecedores principais do mercado chinês, totalizando mais de 2 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 275 milhões). O plano visa reduzir o endividamento da empresa, tornando-a mais atraente para potenciais investidores.

De acordo com o plano proposto pela Neta, 70% dos créditos dos fornecedores serão convertidos em participação acionária na Hozon Auto, empresa controladora da Neta. Os 30% restantes serão tratados como dívida sem juros, com o pagamento dividido em 15 parcelas mensais, a partir de maio.

Veículos entregues em 2022 tiveram um aumento de 118,26% em relação a 2021, de acordo com dados compilados pela CnEVPost. Dados como esse mostram a importância de empresas como a BYD no mercado de NEVs.

A proposta da Neta Auto parece ter o apoio de grandes fornecedores, incluindo a CATL (SHE: 300750) e a Gotion High-tech (SHE: 002074), conforme noticiado pela Yicai.

A Hozon Auto, fundada em outubro de 2014, obteve a qualificação para produção de automóveis em abril de 2017. Atualmente, a Neta é a única marca de automóveis da empresa.

Em novembro do ano passado, a Neta realizou demissões em larga escala devido a dificuldades financeiras.

Durante uma reunião de comunicação realizada em março, a Neta propôs reduzir sua dívida para facilitar o progresso de novos financiamentos. Um executivo da Neta teria declarado que a empresa está buscando planos de auto-resgate com os fornecedores para superar as dificuldades em conjunto.

Fontes internas indicam que os ativos fixos da empresa são insuficientes para quitar suas dívidas, tornando o novo financiamento essencial para a sua sobrevivência. Estima-se que as dívidas totais da Neta cheguem a quase 10 bilhões de yuans, com cerca de dois terços devidos a fornecedores.

Apesar dos desafios no mercado interno, a Neta Auto continua expandindo suas operações no exterior. A empresa participou recentemente do 46º Salão Internacional do Automóvel de Bangkok, na Tailândia, com o objetivo de vender mais de 10.000 veículos anualmente no mercado local, com dois modelos.

A expansão para outros mercados é uma estratégia comum, como vemos em “Fábrica da Xiaomi atrai jovens chineses em busca de experiências inovadoras“. Além disso, a Neta anunciou ter garantido uma linha de crédito de 10 bilhões de baht (US$ 294 milhões) de uma instituição financeira tailandesa.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

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