A fabricante de veículos elétricos chinesa Neta Auto está passando por um período turbulento, com relatos de desmantelamento de sua equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) devido a sérios problemas financeiros. A informação foi divulgada inicialmente pelo veículo de mídia chinês Leiphone.
Segundo fontes internas, a Neta Auto estaria oferecendo pacotes de rescisão N+1 para os funcionários que assinarem os documentos de desligamento nesta semana. Estima-se que cerca de 200 funcionários já deixaram a empresa, de um total de aproximadamente 1.700.

O desempenho de vendas da Neta Auto tem sido preocupante. Dados do China EV DataTracker indicam uma queda de 98% nas vendas em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em fevereiro, a empresa vendeu menos de 400 veículos.
A empresa implementou reduções salariais significativas, com os funcionários remanescentes enfrentando um corte de 75% em relação aos níveis pré-outubro de 2023. Há relatos de que alguns funcionários que saíram da empresa em novembro de 2023 ainda não receberam a compensação prometida.

A sede da Neta Auto em Xangai tem sido palco de protestos de fornecedores que exigem pagamentos atrasados. Segundo relatos, alguns fornecedores chegaram a dormir no chão do prédio da empresa.
Mudança de estratégia
Fontes internas apontam que a crise é, em parte, resultado da estratégia do antigo CEO, que priorizava canais B2B em detrimento de outras áreas. O fundador Fang Yunzhou, que reassumiu o cargo de CEO, delineou reformas com foco em mercados estrangeiros e produtos lucrativos.
No entanto, a dívida da Neta Auto é estimada em 10 bilhões de yuan (1,4 bilhão de dólares), o que gera preocupações sobre a recuperação da empresa, apesar das negociações de financiamento em andamento com um fundo soberano estrangeiro.
A Neta Auto, lançada como uma marca de veículos de nova energia (NEV) pela Hozon Auto em 2018, compartilha seu nome com o protagonista do popular filme de animação chinês “Nezha 2”. Empresas como a Xiaomi também estão no mercado de veículos elétricos.
Em novembro passado, surgiram rumores de que a Neta Auto estaria à beira da falência. A empresa teria recebido um aporte de 6 bilhões de yuan (818,8 milhões de dólares) em investimentos, mas, aparentemente, isso não foi suficiente para resolver seus problemas financeiros. Situações como essa mostram o quanto é importante para as montadoras firmarem acordos com o conselho de trabalhadores para o futuro.