A Ford anunciou na última terça-feira (10) um feito notável: seu Mustang GTD estabeleceu um novo recorde para carros americanos no circuito de Nürburgring Nordschleife, também conhecido como “Inferno Verde”.
Pilotando o esportivo, Dirk Muller completou uma volta no icônico circuito alemão em impressionantes 6 minutos e 57,685 segundos. Este resultado coloca o Mustang GTD como o sexto modelo de produção a ultrapassar a barreira dos sete minutos, um marco significativo no mundo dos supercarros.
Para o CEO da Ford, Jim Farley, a conquista representa a concretização de uma meta estabelecida em agosto de 2023. “A equipe por trás do Mustang GTD usou o que aprendemos em décadas na pista e projetou um supercarro que pode competir com os melhores do mundo”, afirmou Farley. “Estamos orgulhosos de ser a primeira montadora norte-americana a ter um carro capaz de completar uma volta em Nurburgring abaixo de sete minutos. Mas não estamos satisfeitos, sabemos que o Mustang GTD pode render muito mais. Por isso, voltaremos.”
O segredo da velocidade? Um conjunto mecânico de alta performance. O coração do Mustang GTD é um potente motor V8 5.2 com compressor volumétrico (supercharger) e cárter seco, capaz de gerar impressionantes 815 cv. Essa força bruta é gerenciada por uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas, enviando toda a potência para o eixo traseiro.
Para otimizar o desempenho e garantir a agilidade necessária para enfrentar as curvas desafiadoras do Nürburgring, o modelo utiliza fibra de carbono extensivamente em sua construção, incluindo teto, capô, para-lamas e até mesmo o eixo cardã, contribuindo para uma redução significativa do peso.
A suspensão ativa, combinada com rodas de alumínio forjado ou magnésio (opcional) e pneus largos — 345 mm na traseira e 325 mm na dianteira —, garante aderência excepcional. Como um toque final de exclusividade, o interior do Mustang GTD incorpora componentes reaproveitados de caças F-22 Raptor, como as borboletas do câmbio e o seletor giratório.