Notícias

Motoristas agressivos no trânsito serão multados a partir de 2025

A partir de 2025, motoristas que exibirem comportamentos agressivos no trânsito, como proferir insultos ou fazer gestos obscenos, poderão ser penalizados

A partir de 2025, motoristas que exibirem comportamentos agressivos no trânsito, como proferir insultos ou fazer gestos obscenos, poderão ser penalizados com multa. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3575/21, que visa punir atitudes hostis ao volante.

Segundo a proposta, o comportamento agressivo será classificado como infração leve, resultando em uma multa de R$ 88,38 e na adição de três pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo da medida é promover um trânsito mais seguro e respeitoso entre motoristas e pedestres.

Para evitar multas e pontos na CNH, leia mais sobre como indicar um condutor principal de forma legal e conheça alguns hábitos comuns ao volante que podem resultar em multas.

O deputado Diego Andrade (PSD-MG), relator do projeto, destacou que a punição tem um caráter educacional, buscando conscientizar os condutores sobre a importância da civilidade no trânsito. A iniciativa busca reverter a imagem do trânsito brasileiro, que, segundo estudos recentes, é considerado um dos mais agressivos do mundo.

A aprovação do projeto é um passo importante para coibir a violência nas vias, complementando outras iniciativas de segurança no trânsito e buscando diminuir ocorrências de desrespeito e agressividade entre os condutores. É importante também estar atento a golpes que visam a suspensão da carteira, como o golpe da CNH via SMS.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.