As últimas notícias do setor automotivo apontam para uma possível reviravolta nos planos de fusão entre grandes montadoras, além de desafios para a Tesla na Europa. A seguir, confira os principais destaques:
Relatos vindos da Europa indicam que a fusão entre Mitsubishi, Honda e Nissan está se tornando cada vez mais improvável. A Mitsubishi parece preferir manter sua independência, mesmo com a Nissan sendo sua principal acionista. Segundo o jornal Yomiuri, a Mitsubishi teme que sua voz nas decisões de uma possível holding conjunta seja limitada devido ao seu tamanho menor.
As negociações para a criação de uma holding entre Honda e Nissan devem ser concluídas em 2025, com a formação da empresa prevista para 2026. Mesmo sem a participação da Mitsubishi, a união entre Honda e Nissan poderia criar o terceiro maior grupo automotivo do mundo, com uma produção combinada de cerca de 7,4 milhões de veículos por ano.
Queda nas vendas da Tesla na Europa
As vendas dos modelos da Tesla continuam em declínio em 2025, seguindo uma queda sem precedentes em 2024, mais acentuada do que a de outros veículos elétricos. Este é o primeiro declínio anual nas vendas da Tesla.
Na Alemanha, país que abriga a gigafactory da Tesla em Berlim, as vendas caíram 41% em relação a 2023. Em toda a União Europeia, as novas matrículas da Tesla diminuíram 13% em 2024 (242.945 unidades), comparadas a 2023 (279.542 unidades).
Essa redução nas vendas da Tesla na Europa tem sido atribuída à diminuição de incentivos à compra de veículos elétricos em alguns mercados, à falta de atualização da linha de modelos (que não inclui a Cybertruck) e ao aumento da presença de Elon Musk na política global.
Alfa Romeo adia meta de eletrificação total para 2027
A Alfa Romeo é a mais recente marca a recuar em suas metas ambiciosas de eletrificação total, optando por manter um portfólio de motorizações mistas. Inicialmente, a marca italiana, pertencente à Stellantis, planejava ser totalmente elétrica até 2027, mas agora seguirá o exemplo de outras marcas europeias, investindo em híbridos e motores a combustão interna.
A decisão de manter motores a combustão foi confirmada para o mercado americano. Contudo, ainda não está claro se essas metas também serão revistas na Europa e na China, embora a Europa seja uma possibilidade diante da queda na demanda por veículos elétricos na região.
Essa mudança ocorre em um momento de grande turbulência para o grupo Stellantis, após a renúncia do CEO Carlos Tavares no mês passado.
Audi Q6 E-tron com eixos portais
Um novo conceito do Q6 E-tron foi apresentado, exibindo uma série de atualizações robustas para demonstrar o potencial da nova plataforma PPE e dos veículos elétricos off-road. Engenheiros da Audi equiparam o Q6 E-tron com eixos portais para aumentar a altura do solo em 160 mm, além de expandir a bitola em 250 mm.
Enquanto eixos portais normalmente aumentam o torque em 20 a 30%, a Audi afirma que seu novo design aumentou o torque nas rodas em 50%, chegando a 13.400 Nm. Ao aumentar o torque nas rodas, o design compensa a multiplicação de torque perdida pela exclusão de componentes mecânicos (transmissão, diferencial etc.) normalmente encontrados em modelos à combustão. Com isso, o conceito pode superar inclinações de até 45 graus.