A Michelin, em colaboração com a Beontag, especialista em adesivos inteligentes e etiquetas RFID (Identificação por Radiofrequência), anunciou o lançamento de pneus com tecnologia de rastreamento embutida. A inovação visa monitorar o ciclo de vida completo de cada pneu, desde a fabricação até a reciclagem.
Nos próximos dois anos, a tecnologia RFID será integrada em pneus comerciais e de passeio. O sistema consiste em um módulo com antena, que utiliza frequências ultrassônicas para fornecer dados detalhados. As informações incluem data de fabricação, local de armazenamento, distribuição, instalação, substituição, recapagem e reciclagem.
Segundo a Michelin, o sistema RFID é projetado para suportar até 1 milhão de quilômetros, mesmo após processos de recapagem, prática comum em pneus de caminhões. Essa durabilidade é resultado de anos de pesquisa e testes de confiabilidade entre as duas empresas, que iniciaram a parceria em 2019 para desenvolver o sistema do zero.
O rastreamento dos pneus habilitados com RFID permite à Michelin acompanhar o percurso de cada unidade, desde as fábricas até a reciclagem. Isso contribui para a eficiência industrial e também atende a novas normas ambientais. A União Europeia, por exemplo, exigirá passaportes digitais para produtos, incluindo pneus, a partir de 2028-2030, através da legislação sobre Ecodesign para Produtos Sustentáveis. O sistema da Michelin está alinhado com essa exigência, garantindo a conformidade com os regulamentos.
Laurent Couturier, designer do sistema RFID na Michelin, explicou: “Esse sistema permite o rastreamento automatizado e preciso de cada pneu, desde a produção até a recapagem ou reciclagem. Ele melhora o desempenho industrial ao mesmo tempo em que responde às demandas ecológicas do momento.”
Suchi Srinivasan, vice-presidente global de transformação digital da Beontag, acrescentou: “Trabalhamos muito para desenvolver a tecnologia e garantir que esses pneus habilitados para RFID sejam duráveis e atendam às necessidades dos veículos modernos e seus motoristas.”
Com essa inovação, a Michelin não apenas aprimora o controle de qualidade e logística, mas também se posiciona como líder em direção a um setor automotivo mais sustentável e orientado por dados.