A MG confirma sua entrada no competitivo mercado de picapes com o lançamento da U9, um modelo que promete rivalizar com gigantes como Ford Ranger, Toyota Hilux e Isuzu D-Max. Prevista para chegar à Austrália em 2025, a U9 representa um passo ousado da marca chinesa em sua ambição de se tornar uma das três maiores montadoras do país, superando Kia e Mazda em vendas anuais.
Peter Ciao, CEO da MG Motor Australia, expressou confiança no potencial da U9: “Se queremos ser uma das três principais marcas neste país, precisamos de uma picape que esteja acima do peso – e a U9 faz exatamente isso. É robusta, capaz e construída para a maneira como os australianos dirigem.” Ciao também enfatizou que a demanda pelo veículo é alta e que a empresa está preparada para atendê-la.

A U9, conhecida como Maxus Interstellar em seu mercado de origem, apresenta um motor turbo diesel de 2.5 litros com quatro cilindros, entregando 164kW de potência e 520Nm de torque. A transmissão automática de oito velocidades da ZF garante a tração nas quatro rodas. Ainda não está claro se a picape oferecerá diferenciais de bloqueio, um recurso presente na GWM Cannon Alpha.
Enquanto a MG U9 será inicialmente lançada com motor a diesel, a LDV planeja trazer a versão elétrica, batizada de e-Terron 9, oferecendo até 325kW de potência e autonomia de 430km (WLTP).
Em termos de dimensões, a U9 se destaca por ser maior que muitos de seus concorrentes. A Maxus Interstellar possui 5500mm de comprimento, 2005mm de largura e uma distância entre eixos de 3300mm. Para comparação, a Ford Ranger é 130mm mais curta, com uma distância entre eixos 70mm menor.
Embora ainda não confirmado, espera-se que a MG U9 tenha uma capacidade de reboque de 3,5 toneladas com freio. Posicionando-se como uma picape focada no uso urbano, a U9 mira em consumidores que buscam modelos como a Volkswagen Amarok Aventura e a Ranger Platinum, em vez de compradores da Nissan Navara Warrior.
O interior da U9 promete ser luxuoso, com duas telas de 12,3 polegadas, teto solar, estribo traseiro, câmera 360 graus, suspensão adaptativa e bancos dianteiros e traseiros aquecidos. A MG deve oferecer a U9 apenas em versões de acabamento superiores.
O preço da MG U9 2025 ainda não foi divulgado. No entanto, considerando a proposta de valor da MG, espera-se que o modelo de entrada não ultrapasse os $55.000 quando chegar ao mercado australiano no final de 2025.
Os interessados poderão conferir a U9 no estande da MG no Melbourne Motor Show.