A BYD Shark ainda não conquistou o público brasileiro. O plug-in híbrido Picape chegou ao mercado com grandes expectativas, mas até agora não conseguiu alcançar o desempenho de vendas que a marca chinesa esperava.
Em diversas matérias divulgas pelo Fipe Carros, a BYD Shark esteve em promoção durante todo o mês de fevereiro, com ofertas especiais para empresas, consumidores individuais e até para o público PcD, algo raro no Brasil para esse tipo de veículo. Para tentar alavancar as vendas, a marca ofereceu um desconto de R$ 40 mil, reduzindo o preço original de R$ 379.800 para R$ 339.800 durante a campanha.

De acordo com a Fenabrave, a BYD Shark teve apenas 72 unidades vendidas em fevereiro, o que representa uma queda de 28% em comparação com janeiro, quando foram emplacadas 100 unidades. No segmento das picapes médias, a Toyota Hilux liderou as vendas no Brasil, com 3.057 unidades comercializadas, seguida pela Ford Ranger, que ficou em segundo lugar com 2.249 unidades vendidas.
De setembro de 2024 a fevereiro de 2025, foram emplacadas apenas 485 unidades da picape eletrificada, conforme o detalhamento a seguir:
- Outubro de 2024 – 143 unidades
- Novembro de 2024 – 49 unidades
- Dezembro de 2024 – 121 unidades
- Janeiro de 2025 – 100 unidades
- Fevereiro de 2025 – 72 unidades
Abaixo do capô, o BYD Shark conta com um sistema híbrido plug-in, combinando um motor a gasolina de 1,5 litro com 180 cv e dois motores elétricos, um em cada eixo, proporcionando uma potência total superior a 480 cv.

A picape vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e tem uma autonomia de até 840 km, segundo o ciclo NEDC. Ela conta com três modos de condução para diferentes tipos de terreno: Areia, Lama e Neve. O consumo de combustível fica em torno de 7,5L/100km, o que equivale a 13,3 km/l.
O BYD Shark tem 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e um entre-eixos de 3.260 mm. A picape suporta até 835 kg de carga e pode rebocar até 2.500 kg, com um compartimento de carga de 1.450 litros.
Apesar de ter uma capacidade de carga menor em relação a outras picapes médias no Brasil, como a Toyota Hilux e o Chevrolet S10, que podem carregar até 1.000 kg, o BYD Shark se destaca pela sua robustez e resistência.