Um carro de corrida Mercedes-Benz Grand Prix vintage foi vendido por impressionantes US$ 54 milhões em um leilão no último fim de semana. O raro monoposto de rodas fechadas foi pilotado por lendas como Juan Manuel Fangio e Stirling Moss. A Mercedes doou o veículo ao Indianapolis Motor Speedway Museum em 1965.
O valor de venda da Mercedes-AMG One, um hipercarro com preço de tabela de US$ 2,72 milhões, já é algo fora do alcance para a maioria dos entusiastas, mas um colecionador da Mercedes poderia ter adquirido cerca de 20 unidades com o montante pago por um carro de corrida clássico da marca no último sábado.
Em um leilão especial da RM Sotheby’s realizado no museu da Mercedes-Benz, um raríssimo W 196 R Stromlinienwagen foi arrematado por € 51,2 milhões, o que equivalia a US$ 53,9 milhões na época. Este valor o torna o carro de Grande Prêmio mais caro já vendido, e o segundo carro mais caro de todos os tempos, após outro Mercedes, um 300 SLR Uhlenhaut Coupe de 1955, que trocou de mãos por US$ 143 milhões em 2022.
O W 196 R, em sua versão Stromlinienwagen ou ‘aerodinâmica’, assemelha-se mais a um carro de corrida de endurance do que a um carro de Grande Prêmio, devido à sua carroceria de rodas fechadas. Ele foi desenvolvido para atender a um novo limite de deslocamento de 2,5 litros introduzido em 1954. Pilotos lendários como Stirling Moss e Juan Manuel Fangio se revezaram ao volante, com Fangio conquistando três vitórias. A versão de rodas abertas do W 196 R, no entanto, provou ser ainda mais bem-sucedida.
Uma década depois, o carro foi doado pela Daimler-Benz ao Indianapolis Motor Speedway Museum, que neste ano optou por leiloá-lo para aumentar sua coleção de mais de 55.000 artefatos de corrida e mais de 150 carros.
“O Indianapolis Motor Speedway Museum teve a honra de cuidar e compartilhar o W 196 R dentro do nosso museu, mas a soma que alcançou hoje é uma contribuição transformadora para aumentar nossa dotação e sustentabilidade a longo prazo, bem como a restauração e expansão de nossa coleção”, disse Joe Hale, presidente do The Indianapolis Motor Speedway Museum.
Por muitos anos, Ferraris clássicas como a 250 GTO foram os carros mais caros no cenário de colecionadores, mas agora a GTO (um exemplar incomum que teria sido vendido por US$ 51,7 milhões em 2023) foi relegada ao terceiro lugar. Será que veremos um tempo em que versões especiais de clássicos da nova era, como o McLaren F1, eclipsarão todos esses carros?