A Mercedes-Benz alcançou um marco importante ao se tornar a primeira fabricante automotiva a receber aprovação para testar luzes de sinalização especiais para condução autônoma na Alemanha. A autorização, válida em todo o território alemão, tem duração inicial até julho de 2028.
A Alemanha, pioneira ao permitir a condução condicionalmente automatizada (SAE-Level 3), reafirma sua liderança no setor. A Mercedes-Benz aproveitou essa oportunidade e obteve a primeira homologação mundial com validade internacional para a condução condicionalmente automatizada com o DRIVE PILOT no final de 2021.
A iluminação externa, agora permitida por isenção especial, indica aos demais usuários da via se a função de condução condicionalmente automatizada está ativada. Isso também facilita o reconhecimento do status do sistema pelas autoridades de trânsito e pela polícia, permitindo determinar se o motorista pode se envolver em outras atividades durante a condução condicionalmente automatizada.
As luzes de sinalização especiais estão integradas nas luzes dianteiras e traseiras, bem como nos indicadores laterais nos retrovisores externos. Quando o DRIVE PILOT é ativado, essas luzes se iluminam continuamente em turquesa – a cor que a Mercedes-Benz pretende estabelecer para a condução condicionalmente automatizada e superior. O turquesa já foi incluído em vários padrões e projetos de regulamentos (SAE J3134, UNECE e China Compulsory Certification).
Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Mercedes‑Benz Group AG, Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras, declarou: “Adotamos uma abordagem holística para o desenvolvimento da condução automatizada na Mercedes-Benz, considerando aspectos cuja importância cresce com o aumento do tamanho da frota.
O uso de luzes de sinalização e a comunicação entre o veículo e seus arredores é, portanto, o próximo marco evolutivo para a Mercedes-Benz. Tenho orgulho de que esta isenção especial reconheça nossos esforços para promover a aceitação e a confiança nesta tecnologia.”
A isenção especial concedida pelo Conselho Regional de Stuttgart é válida inicialmente para fins de teste. Os *insights* obtidos nesta fase de testes podem contribuir para moldar o arcabouço legal que posteriormente possibilitará a produção em série. Os estados americanos de Nevada e Califórnia concederam à Mercedes‑Benz isenções semelhantes no final de 2023. Os testes já estão em andamento por lá.
Por que turquesa é a cor para a condução automatizada?
O turquesa atende a dois critérios essenciais: Primeiro, o turquesa é claramente distinguível da iluminação existente do veículo e dos sinais de trânsito, como semáforos ou iluminação de emergência, reduzindo significativamente o risco de confusão.
Segundo, sua visibilidade permite o reconhecimento confiável e rápido por outros usuários da estrada. Estudos com indivíduos de teste também mostraram que o turquesa é a cor ideal para a condução automatizada: teve um desempenho melhor do que outras cores em fatores fisiológicos e psicológicos. Engenheiros, gestores de conformidade, responsáveis pela proteção de dados e especialistas em ética trabalharam em conjunto para o desenvolvimento e aprovação do novo conceito de iluminação.
DRIVE PILOT: velocidade de até 95 km/h
No final de 2024, a Mercedes-Benz introduziu a próxima versão do DRIVE PILOT, que permite a condução condicionalmente automatizada a velocidades de até 95 km/h na faixa da direita da rodovia na Alemanha. Isso torna o DRIVE PILOT o sistema de Nível 3 mais rápido do mundo em um veículo de produção. Os testes das luzes de sinalização serão realizados com veículos de teste.