A Mercedes-Benz anunciou um investimento significativo, na casa das centenas de milhões de euros, na construção de uma nova unidade de pintura de veículos, a “Next Generation Paintshop”, em sua planta de Sindelfingen, Alemanha. O projeto visa tornar a produção mais sustentável, inovadora e digital, reforçando o compromisso da empresa com a viabilidade futura da unidade e da produção automotiva na Alemanha.
Jörg Burzer, membro do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, responsável por Produção, Qualidade e Gestão da Cadeia de Suprimentos, destacou a importância de Sindelfingen como pioneira em sustentabilidade:
“Sindelfingen é a pioneira entre as fábricas de pintura mais sustentáveis e inteligentes da Mercedes-Benz na Alemanha. Estamos investindo uma alta soma de três dígitos de milhões de euros na ‘Next Generation Paintshop’ em nossa fábrica. Este investimento na modernização estratégica da produção é um claro compromisso da Mercedes-Benz com a Alemanha como um local industrial.”
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental contou com a presença de Dra. Nicole Hoffmeister-Kraut, Ministra de Assuntos Econômicos de Baden-Württemberg, e outros representantes do governo e do setor empresarial.
Compromisso com a sustentabilidade e o futuro
A nova fábrica de pintura, com previsão de entrada em operação na primavera de 2028, operará sem combustíveis fósseis e utilizará energia verde. A Ministra Nicole Hoffmeister-Kraut enfatizou a importância do investimento para o setor automotivo alemão:
“Este investimento na fábrica de Sindelfingen é um claro compromisso com Baden-Württemberg como um centro automotivo. Portanto, são notícias muito boas em tempos difíceis, tanto para os funcionários quanto para a localização industrial como um todo. A indústria automotiva alemã e europeia está sob enorme pressão econômica e a concorrência é muito desafiadora em todos os mercados internacionais. Os investimentos no local são indicadores fortes e vitais nos tempos atuais são mais importantes do que nunca. A fábrica de Sindelfingen está bem posicionada para o futuro graças à nova e sustentável fábrica de pintura, o que significa que o local está otimamente equipado para as futuras gerações de veículos.”
Ergun Lümali, Presidente do Conselho de Obras Geral do Mercedes-Benz Group AG e Presidente do Conselho de Obras da Fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen, ressaltou a importância do acordo coletivo para garantir o investimento:
“Este investimento na fábrica de Sindelfingen é uma prova da confiança em nossas capacidades e nossa qualidade, bem como o resultado de negociações consistentes. Em julho de 2014, fomos capazes de garantir os investimentos necessários com nosso acordo de empresa ‘Future Vision Sindelfingen 2020+’ e, assim, lançar as bases para um processo de pintura moderno e eficiente. Este acordo demonstra que somos coletivamente capazes de fortalecer de forma sustentável nosso local, garantindo assim empregos e aumentando nossa competitividade.”
A “Next Generation Paintshop” está sendo construída no local da antiga Assembly Hall 36, no centro da planta. Ocupando uma área de aproximadamente 170.000 m², a nova fábrica está localizada próxima à Factory 56, onde são produzidos o Mercedes-Benz Classe S, o Mercedes-Maybach Classe S e o EQS, e ao Hall 46, onde são fabricados o Classe E e o GLC.
É interessante notar como outras montadoras também buscam alternativas ecológicas, como a Hyundai Mobis que firmou um acordo para uso de alumínio ecológico. O projeto adota uma abordagem holística de sustentabilidade, utilizando concreto reciclado e material de base da demolição da antiga fábrica.
O conceito de construção ecologicamente correto e o uso de tecnologias de ponta reduzirão o consumo geral de energia em 50% em comparação com a instalação anterior. A meta é reduzir significativamente o consumo de energia por carroceria pintada, o que será alcançado através de aplicações de software da Dürr para gestão de energia e tecnologias eficientes que permitem a operação econômica e inteligente das cabines de pintura e secadores.
Um sistema inteligente de aquecimento permitirá a economia de energia primária através do compartilhamento de excedentes e demandas de calor, com o apoio de bombas de calor de alta eficiência. Cerca de 20.000 m² da área do telhado serão equipados com sistemas fotovoltaicos.
Além de um telhado verde, serão criados 7.000 m² de área verde e um parque de 1.200 m² ao redor do edifício, promovendo a biodiversidade e melhorando a qualidade do ar. O conceito da fábrica garante a purificação abrangente do ar de exaustão e reduz as emissões em cerca de 60%. O uso de tecnologia de ponta possibilitará a redução do consumo de água em mais da metade em comparação com a fábrica de pintura existente, com o reaproveitamento total da água residual produzida.
A construção e a entrada em operação da “Next Generation Paintshop” serão aceleradas pelo uso de um gêmeo digital e comissionamento virtual. Todas as cabines de pintura, secadores e cerca de 250 robôs serão integrados à MO360 Data Platform, o ecossistema de produção digital da Mercedes-Benz, permitindo que todos os dados de produção sejam acessados e analisados em tempo real através da nuvem.
Essa integração digital lembra a importância dos dados na produção moderna, algo que também podemos ver na Nio que atingiu a marca de 70 milhões de trocas de bateria, mostrando o valor dos dados coletados.
A nova fábrica de pintura abrangerá todos os processos especiais e de grande escala, desde os banhos de imersão de limpeza de alta tecnologia até a proteção contra corrosão, vedação usando o processo drop-on-demand e acabamento superficial no processo de pintura. Após um projeto piloto bem-sucedido na fábrica de Rastatt, a tecnologia de construção também será monitorada usando IA generativa.