Notícias

Mercedes-Benz faz recall de mais de 12 mil veículos elétricos na China devido a risco de incêndio

Com previsão para iniciar em 16 de abril, a Mercedes-Benz anunciou um novo recall na China devido ao potencial risco de incêndio nas baterias de alta tensão

A Mercedes-Benz anunciou um novo recall na China envolvendo 12.308 veículos elétricos (VEs) dos modelos EQA e EQB, produzidos localmente pela joint venture Beijing Benz. A medida, que terá início em 16 de abril, foi motivada por um potencial risco de incêndio nas baterias de alta tensão.

De acordo com um anúncio da Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China (SAMR), os veículos afetados foram fabricados entre 1º de abril de 2021 e 31 de outubro de 2023. A investigação da SAMR revelou que algumas unidades apresentam menor confiabilidade da bateria devido a variações no processo de produção. Adicionalmente, o software de gerenciamento da bateria pode submeter as células a cargas excessivas.

Essa combinação de fatores eleva o risco de curto-circuitos internos nas células da bateria, o que pode, em última instância, levar a incêndios veiculares, representando um sério risco à segurança. A montadora alemã implementará uma atualização do software do sistema de gerenciamento da bateria, realizada por meio de suas concessionárias autorizadas, com o objetivo de eliminar os riscos identificados.

Como medida preventiva, a Mercedes-Benz está orientando os proprietários dos veículos EQA e EQB abrangidos pelo recall a limitarem o nível de carga da bateria a 80% até que a correção definitiva seja implementada. Casos de *recall* como este nos fazem lembrar de outros, como o *recall* de Volvo convoca recall de 7.483 híbridos plug-in nos EUA devido a risco de incêndio.

Este é o segundo recall de veículos elétricos da série EQ da Mercedes-Benz na China em menos de um ano. Em junho de 2024, a empresa já havia convocado 2.380 unidades dos modelos importados EQS SUV e EQE SUV devido ao risco de perda de potência durante a condução. Outra empresa que enfrenta desafios é a Nissan aposta em novos elétricos Leaf e Micra para impulsionar recuperação financeira.

Apesar de ser uma das marcas de luxo mais populares na China, a Mercedes-Benz não divulga seus números de vendas de VEs no país e não figura no ranking mensal das principais empresas de vendas de veículos de nova energia (NEV) da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). Outras empresas chinesas estão investindo pesado no mercado, como a Huawei lançará nova marca de veículos elétricos em parceria com a SAIC Motor.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.