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Mercado de veículos comerciais leves no Reino Unido tem queda de 20,5% em janeiro

Com 19.050 unidades emplacadas, incluindo vans, picapes e veículos 4x4, o mercado de veículos comerciais leves (VCL) do Reino Unido registrou uma queda de 20,5% em janeiro de 2025.

O mercado de veículos comerciais leves (VCL) do Reino Unido registrou uma queda de 20,5% em janeiro de 2025, com 19.050 unidades emplacadas, incluindo vans, picapes e veículos 4×4. Os dados foram divulgados pela Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT), associação da indústria automotiva britânica.

Este é o segundo mês consecutivo de declínio, após um período de crescimento consistente em 2024. O cenário econômico desafiador e a baixa confiança dos empresários em investir são apontados como os principais fatores para a retração.

Quase todos os segmentos foram impactados pela queda na demanda. As pequenas vans foram a única exceção, com um aumento de 89,8%, totalizando 668 unidades, o que ainda representa apenas 3,5% do mercado. As vendas de vans grandes, que correspondem a 60,6% do mercado, caíram 22,3%, atingindo 11.537 unidades. As vans médias tiveram uma queda de 30,4%, com 3.507 unidades vendidas. Os segmentos de 4×4 e picapes registraram quedas de 27,2% e 6,5%, respectivamente.

Apesar da queda geral, a adoção de vans elétricas a bateria (BEV) acima de 4,25 toneladas cresceu pelo quarto mês consecutivo, impulsionada pela manutenção do incentivo governamental Plug-in Van Grant, com um aumento de 12,4%, totalizando 1.464 unidades e alcançando uma fatia de 7,6% do mercado.

A expectativa é de que o crescimento continue ao longo do ano. A previsão mais recente da SMMT aponta para um volume de 33.000 unidades BEV (até 3,5 toneladas) em 2025, representando 10,6% do mercado – um valor ainda abaixo do mandato de 16% estabelecido pelo governo.

A SMMT ressalta que os fabricantes têm investido fortemente em inovação em veículos elétricos, com mais da metade (33) dos modelos de vans disponíveis no mercado do Reino Unido sendo de emissão zero. No entanto, a associação enfatiza que, sem um apoio governamental robusto, com uma estratégia fiscal ambiciosa e investimentos em infraestrutura de carregamento, os operadores de frota não terão confiança para migrar para veículos de emissão zero.

Mike Hawes, executivo-chefe da SMMT, declarou: “O mercado de vans teve um desempenho positivo nos últimos dois anos, mas, em um ambiente econômico difícil, as empresas estão sob pressão. É preciso agir para impulsionar a renovação da frota e apoiar a indústria, que investiu massivamente na produção de novos modelos de veículos elétricos.

A revisão do mandato de emissão zero deve, portanto, fornecer uma regulamentação viável que reflita as realidades do mercado e garantir a implantação de infraestrutura que torne a descarbonização da frota uma proposta comercialmente viável e atraente.”

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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