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Mercado Chinês de baterias: Gigantes CATL e BYD dominam em novembro de 2024

Em novembro de 2024, a produção e as vendas de baterias da China totalizaram 117,8 GWh e 118,3 GWh, com a CATL e BYD dominando o mercado.

A produção e as vendas de baterias na China em novembro de 2024 atingiram números expressivos, consolidando a liderança de gigantes do setor. Foram 117,8 GWh em produção e 118,3 GWh em vendas, elevando o acumulado anual para 965,3 GWh e 914,3 GWh, respectivamente. A expectativa, segundo a China Industry Technology Innovation Strategic Alliance for Electric Vehicle, é que a produção acumulada ultrapasse 1 TWh até o final do ano.

A análise detalhada das vendas revela que as baterias para veículos elétricos (power batteries) representaram 87,8 GWh (74,2% do total), com crescimento de 10,9% em relação ao mês anterior e 29,7% na comparação anual. Já as vendas de outros tipos de baterias somaram 30,5 GWh (25,8% do total), mostrando uma queda de 2,2% em relação ao mês anterior, mas um aumento significativo de 82,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

BYD Fangchengbao Titanium 3
Foto: Divulgação

A capacidade instalada em novembro alcançou 67,2 GWh, com um aumento de 13,5% em relação ao mês anterior e 49,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 13,6 GWh (20,2%) correspondem a baterias de íons de lítio ternárias, com crescimento de 11,6% mês a mês, mas queda de 13,5% ano a ano. As baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) dominaram com 53,6 GWh (79,8%), registrando crescimento de 14% em relação ao mês anterior e 84% em relação ao ano anterior.

No ranking das 15 maiores fabricantes de baterias na China em novembro, a CATL se destacou com 28,7 GWh de capacidade instalada, assegurando a maior fatia de mercado. A BYD ficou em segundo lugar, com 16,87 GWh. Juntas, CATL e BYD detinham quase 68% do mercado em novembro e cerca de 70% em 2024. A capacidade instalada acumulada de janeiro a novembro foi de 473,0 GWh, um crescimento anual de 39,2%.

As baterias LFP responderam por 73,6% desse total, enquanto as baterias ternárias representaram 26,4%. A alocação da capacidade instalada se divide em 77,7% para veículos elétricos de bateria (BEVs), 22,2% para veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) e 0,1% para veículos com motor de combustão interna (ICE).

1 29 800x108 1 Em novembro de 2024, a produção e as vendas de baterias da China totalizaram 117,8 GWh e 118,3 GWh, com a CATL e BYD dominando o mercado.

As exportações chinesas de baterias em novembro alcançaram 21,9 GWh, um aumento de 10,3% em relação ao mês anterior e de 23,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, representando 18,5% do volume de vendas mensal. As exportações de baterias para veículos elétricos somaram 12,5 GWh (57% do total), enquanto as exportações de outros tipos de baterias atingiram 9,4 GWh (43%). O acumulado de exportações de janeiro a novembro chegou a 167,9 GWh, representando um aumento de 26,1% em relação ao ano anterior e 18,4% do volume de vendas acumulado.

Fonte: China Industry Technology Innovation Strategic Alliance para veículos elétricos

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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