O mercado automotivo brasileiro registrou um crescimento expressivo em 2024, com quase 2,5 milhões de carros emplacados, representando um aumento de 14% em relação a 2023. Contudo, o cenário é de mudanças nas posições das montadoras. O balanço do Fipe carros revela que algumas marcas ganharam destaque, enquanto outras perderam espaço.
As três marcas que mais venderam carros no Brasil permanecem as mesmas do ano anterior: Fiat, Volkswagen e Chevrolet, ocupando as primeiras posições, respectivamente. A Fiat liderou com mais de 570 mil unidades vendidas, enquanto a Volkswagen registrou um aumento de 66 mil veículos em relação a 2023. A Chevrolet também se manteve no top 3, embora sem o mesmo ritmo de crescimento das concorrentes.
Marcas em ascensão
A Hyundai se destacou, com um crescimento de mais de 10%, emplacando 206.029 unidades em 2024, e ultrapassou a Toyota, recuperando a 4ª posição no ranking. O modelo HB20 foi o carro-chefe da marca e o terceiro mais vendido no país, com quase 100 mil emplacamentos.
A Renault também apresentou crescimento, subindo para a 6ª posição, impulsionada, possivelmente, pelo “efeito Kardian”. A marca vendeu 139.288 veículos em 2024, superando a Jeep no ranking.
A Honda avançou uma posição, fechando 2024 em 8º lugar, com 91.450 unidades vendidas, superando a Nissan, com o HR-V como o carro mais vendido da marca.
A chinesa BYD foi um dos destaques do ano. Com diversos lançamentos, a marca saltou do 15º lugar em 2023 para o Top 10 em 2024, com um impressionante crescimento de 17.937 para 76.811 unidades vendidas. O modelo Dolphin Mini foi o carro elétrico mais vendido do país, com quase 22.000 emplacamentos.
A GWM também apresentou um crescimento significativo, saindo do 18º para o 15º lugar, com 29.219 unidades vendidas. A marca, que vende apenas a linha Haval no Brasil, planeja novos lançamentos e a produção nacional em Iracemápolis (SP).
A Ford subiu para a 12ª posição, com um aumento expressivo nas vendas. De 28.711 unidades em 2023, a marca vendeu 48.311 exemplares em 2024, com destaque para a nova geração da Ford Ranger, responsável por mais de 65% dos emplacamentos da marca no Brasil.
A Caoa Chery também cresceu, subindo do 12º para o 13º lugar, com um aumento expressivo nas vendas, de 31.479 para 60.929 unidades. Os modelos Tiggo 5x Sport e Tiggo 7 Sport foram os destaques da marca.
Marcas em declínio
A Toyota, apesar de ter vendido quase 10.000 carros a mais do que em 2023, perdeu a 4ª posição para a Hyundai, ficando em 5º lugar, com 203.793 unidades vendidas. A picape Hilux foi o modelo mais vendido da marca, seguida pelo Corolla Cross.
A Jeep também registrou um declínio, perdendo a 6ª posição para a Renault e caindo para o 7º lugar, com 121.287 unidades vendidas. Os modelos Renegade e Compass foram os mais vendidos da marca.
A Peugeot foi uma das marcas que mais perdeu terreno, caindo do Top 10 em 2023 para a 16ª posição em 2024, com 28.076 unidades vendidas, mesmo com as renovações de produtos como 208 e 2008.
A Citroën, embora tenha apresentado um aumento nas vendas, subindo de 32.280 para 33.885 unidades, caiu do 11º para o 13º lugar, perdendo posições para Caoa Chery e Ford.
A Nissan, apesar de ter registrado aumento nas vendas, de 72.548 unidades em 2023 para 87.434 em 2024, perdeu uma posição no ranking, caindo para o 9º lugar. A Honda assumiu a posição e o Kicks segue como modelo mais vendido da marca.
Ranking das marcas no Brasil em 2024:
Fiat – 571.282 unidades
Volkswagen – 400.414
Chevrolet – 314.956
Hyundai – 206.029
Toyota – 203.793
Renault – 139.288
Jeep – 121.287
Honda – 91.450
Nissan – 87.434
BYD – 76.811
Caoa Chery – 60.929
Ford – 48.311
Citroën – 33.885
Ram – 29.475
GWM – 29.919