O mercado automotivo da Alemanha apresentou um cenário diversificado em janeiro, com montadoras chinesas exibindo desempenhos notáveis, enquanto outras enfrentaram quedas significativas. Os dados, compilados pela German Federal Motor Authority e divulgados pela CarNewsChina, revelam um panorama em transformação no setor.
A BYD registrou um aumento de 69% nos emplacamentos em relação a janeiro do ano anterior. A MG, pertencente à SAIC, apresentou um crescimento expressivo de 84%. A Great Wall Motor (GWM) obteve o maior destaque entre as marcas chinesas, com um aumento de 267% nos registros de veículos.
Em contrapartida, a Nio apresentou uma queda de 33% nos emplacamentos em comparação com o mesmo período do ano passado.
Comparativo com a Tesla
A Tesla, gigante americana dos veículos elétricos, registrou uma queda de 59,5% nos emplacamentos em janeiro, contrastando com o desempenho positivo de algumas montadoras chinesas. Dono de Cybertruck relata acidente com FSD e alega falta de resposta da Tesla
Números gerais do mercado alemão
Em janeiro, os registros de veículos novos na Alemanha diminuíram 2,8% em relação ao ano anterior, totalizando 207.640 unidades. No entanto, os veículos elétricos a bateria (BEVs) registraram um aumento de 53,5%, alcançando 34.498 unidades. Os veículos híbridos plug-in (PHEVs) também apresentaram crescimento, com um aumento de 23,1%, totalizando 17.712 unidades. Os BEVs representaram 16,6% dos registros de veículos, enquanto os PHEVs representaram 8,5%.
Detalhes de emplacamentos por marca chinesa
- MG: Liderou entre as marcas chinesas com 1.645 veículos registrados, uma queda de 11,3% em relação a dezembro, mas um aumento de 84% em relação a janeiro do ano anterior. Em 2024, a MG vendeu 20.977 veículos na Alemanha.
- Great Wall Motor (GWM): Registrou 330 veículos da marca Ora, uma queda de 24,8% em relação a dezembro, mas um aumento de 267% em relação a janeiro do ano anterior. Em 2024, a GWM vendeu 3.002 veículos na Alemanha.
- Polestar (Geely): Registrou 235 veículos, uma queda de 28,4% em relação a dezembro, mas um aumento de 114% em relação a janeiro do ano anterior. Em 2024, a Polestar vendeu 3.187 veículos na Alemanha.
- BYD: Registrou 235 veículos, uma queda de 27,2% em relação a dezembro, mas um aumento de 69% em relação a janeiro do ano anterior. Em 2024, a BYD Shark vende poucas unidades em janeiro e ainda não emplacou no Brasil.
- Xpeng: Registrou 94 veículos, uma queda de 5,1% em relação a dezembro. A comparação anual não está disponível, pois a Xpeng iniciou suas operações na Alemanha em março de 2024. Em 2024, a Xpeng acelera expansão com novo SUV da Linha Mona.
- Lotus: Registrou 42 veículos, um aumento de 2,4% em relação a dezembro e de 121% em relação a janeiro do ano anterior. Em 2024, a Lotus vendeu 365 veículos na Alemanha.
- Nio: Registrou 18 veículos, uma queda de 41,9% em relação a dezembro e de 33% em relação a janeiro do ano anterior. Em 2024, a Nio vendeu 398 veículos na Alemanha.
Tarifas de importação da UE
A SAIC, de propriedade estatal, foi a mais afetada pelas tarifas de importação da União Europeia, com uma tarifa adicional de 37,6% além da tarifa existente de 10%, totalizando 47,6%. A Geely está sujeita a uma tarifa adicional de 18,8%, elevando a tarifa total de importação para 28,8%. A Nio enfrenta uma tarifa adicional de importação de 20,7% da UE, resultando em uma tarifa total de 30,7%.
Em outubro de 2024, a UE finalizou sua decisão de impor tarifas compensatórias definitivas sobre as importações de veículos elétricos a bateria (BEV) da China. As tarifas finais foram definidas da seguinte forma:
- BYD: 17,0%
- Geely: 18,8%
- SAIC: 37,6%
- Nio, Xpeng e outras empresas cooperativas: 20,7%
Essas tarifas são adicionais à tarifa existente de 10% e permanecerão em vigor por cinco anos, até o final de outubro de 2029.